Quando falamos em peixes é normal que a primeira imagem a passar pela cabeça seja de comida rebuscada. Se você mora em uma cidade litorânea ou mesmo no interior consome muitos peixes no seu dia a dia, saiba que você é uma exceção no povo brasileiro! Para a maior parte de nós, fazer peixe no cotidiano é sinônimo de cheiro na cozinha, peixe seco ou aguado demais e principalmente peso no bolso.
Porém, essa é uma realidade que vem mudando aos poucos por conta da alta dos preços da carne bovina e uma maior conexão do brasileiro com a sua cozinha, o que o leva a buscar entender e aprender novas técnicas. Fazer peixe em casa é uma dessas. E sinceramente, um país com uma costa tão extensa e uma malha de rios gigante como o Brasil deveria comer muito mais peixe do que carne bovina!
No meio desse crescimento de conexão com a cozinha e de consumo de peixes do dia a dia, surge um grande nome: a tilápia!
Assim como vários outros ingredientes sempre presentes nas cozinhas, geladeiras e despensas brasileiras, o filé de tilápia deve estar disponível para você equilibrar a sua alimentação com sabores e nutrientes diferentes! Isso tudo sem ter mais dificuldade ou desperdício!
Dá uma olhada em como colocar de vez a tilápia no seu cardápio e como economizar com ela!
A tilápia, junto da merluza, são os dois peixes mais baratos que você pode encontrar no mercado. Dois peixes de sabor leve, carne branca e relativamente pequenos, o que os torna ingredientes simples, fáceis de preparar e de combinar com outros pratos. A oportunidade de reaproveitamento, por sinal, é enorme com um filé de tilápia em mãos.
Ou seja, tudo isso dá a característica de ingrediente econômico para esse peixe de rio. Mas não é essa a única perspectiva: para o país e a indústria, também é um peixe rentável. Em 2021, a produção brasileira foi de 534 mil toneladas de tilápia, o que representou 63% de todo o cultivo de peixes do país. Isso porque esse peixe se adapta a qualquer região e cativeiro e reproduz bem também.
Ou seja, o preço sempre vai ser bom e a chance de você encontrar tilápia fresca o ano todo é muito maior do que qualquer outro peixe!
Ceviche de tilápia: uma versão econômica desse prato peruano delicioso e super refrescante. Procure sempre um filé maior que dê para cortar em cubinhos.
Filé de tilápia no papel alumínio: quase como um papelote, fazer o peixe no papel alumínio mantém toda a suculência da carne e reforça o sabor dos temperos e legumes. Lembre-se de descongelar o peixe para que a água do congelamento saia (a não ser que sua tilápia seja fresca, o que seria o ideal).
Antes de entrar de vez nas dicas e receitas para fazer seu filé de tilápia da melhor maneira possível, você precisa escolher um peixe de boa qualidade para tal. A não ser que você decida pescar tilápias, aí não tem como escolher, mas pelo menos existe a certeza de que estará fresca.
As dicas de sempre para esse preparo são um bom arroz soltinho e legumes refogados bem frescos. Assim como as ervas, que valem a pena ser frescas também.
Independentemente do peixe que você escolher algumas dicas de preparo sempre serão bem vindas:
Coloque mais peixes no seu dia a dia e veja como eles podem contribuir de vez para a sua saúde, seu bolso e para o seu paladar, que vai adorar receber todas as variações que o filé de tilápia propõe!
Bom apetite!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…