A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com amendoim, milho e mandioca. Todo mundo espera ansiosamente essa época do ano para comer canjica (ou mungunzá), bolo de milho, paçoca, pé de moleque e por aí vai. Tem muita gente que gosta também dos pratos que não tem a ver com a data, mas são deliciosos, como pastel, lanche de pernil, hot dog e vários outros. Um dos que não foi criado para a festa junina, mas se tornou um símbolo irrefutável é a maçã do amor! Porém, o melhor de tudo é que é uma receita brasileira!
Você tem vontade de fazer maçã do amor em casa? Continue com a gente, conheça mais sobre a receita e aprenda o preparo desse doce tão bonito!
A família espanhola Farre Martinez veio ao Brasil em 1954 com um bela experiência de como fazer doces. Uma das ideias, criadas por Ramón Farre Martinez, foi caramelizar frutas como se fazia na China (onde fazem muita uva e abacaxi caramelizados) e uma das mais abundantes no Brasil da época era a maçã.
Pela cor vermelha vibrante e brilhante, os homens logo tornaram costume romântico dar “maçãs do amor” para as mulheres. O nome veio da bíblia, na qual Adão e Eva compartilham a fruta proibida e foi dado pelo pai da família de Ramón.
A receita de maçã do amor, na verdade, é mais sobre acertar o ponto da calda. Claro, comprar maçãs no ponto é muito importante para que após a mordida passar da cobertura, a textura não acabe com a experiência. O famoso “ponto de bala” é a única técnica sobre a qual você vai precisar ter controle para fazer esse doce.
Depois é só mergulhar suas maçãs brevemente e esperar endurecer. Pronto!
O ponto de bala pode ser traiçoeiro, por isso vale ter bastante atenção. Se o ponto passar pode ficar muito duro e até perigoso (os dentes que se cuidem), e se não evaporar o tanto certo de líquido vai ficar mais mole e eventualmente puxa, que deixa bem mais difícil de comer a maçã.
Porém, é só seguir nossas dicas que você não deve ter problema!
Essas dicas de ponto de bala valem para várias receitas, porém, a própria maçã do amor tem suas variações curiosas, como a de chocolate, que também faz muito sucesso, dá uma olhada:
A maçã do amor se torna muitas vezes uma opção por ser muito mais fácil de fazer do que a tradicional. Aqui só o que você precisa é derreter o chocolate, mergulhar as maçãs nele, decorar como preferir e deixar que esfrie e endureça.
A única dica que vale ser dada é a de como fazer a temperagem do chocolate, muito importante para que sua maçã não fique derretendo à toa e ainda tenha um brilho bem bonito.
Confira aqui como fazer a temperagem
O melhor chocolate é o fracionado (pode ser branco ou preto), mas qualquer chocolate em barra funciona perfeitamente com a temperagem feita. Você pode escolher o tipo do chocolate (ao leite, meio amargo amargo) ou misturar alguns. O único tipo que não funciona muito bem é o chocolate em pó, que até pode ser misturado com leite condensado, mas não vai ficar durinho o suficiente para a receita ficar boa.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…
Os mineiros tem uma culinária de dar inveja e um dos componentes que causa isso,…