Os mineiros tem uma culinária de dar inveja e um dos componentes que causa isso, é o fato de sempre serem pratos muito recheados com tudo que se tem direito e com a canjiquinha não é diferente.
Por isso, vamos trazer o preparo da canjiquinha mineira clássica, bem encorpada e cheia de delícias para você fazer em casa sem erro.
Boa leitura.
Tantos ingredientes como pratos inteiros passam por mudanças com o regionalismo do nosso país e não há o que fazer, por isso muitas vezes a mesma receita vai vir em nomes diferentes, pelo simples fato de serem feitas em estados, ou até cidades diferentes.
Por isso que a tradicional canjiquinha mineira, dentro do próprio estado de Minas Gerais, é chamada de péla égua ou quirerada. O primeiro nome é mais comum ali na divisa com o Espírito Santo e o segundo é mais do norte do Estado pois se usa a quirera no preparo (que é outro nome para canjica).
Falando no norte, subindo um pouco mais no mapa e entrando no nordeste, esse mesmo prato pode ser encontrado com o nome de xerém ou se for com canjica amarela é mungunzá.
Além dos nomes, a canjiquinha também pode levar variações em alguns ingredientes, mas a base permanece sempre muito semelhante à mineira.
A versão de canjiquinha que separamos é aquela bem servida com muitas carnes e tempero intenso para realçar todos os sabores desse preparo.
Vem com a gente aprender esse passo a passo.
Se quiser rebater e eliminar a cor amarela da canjiquinha, acrescente duas colheres de extrato de tomate. Caso prefira a canjiquinha mais pastosa quando estiver quase no ponto não acrescente muita água.
Muita gente se pergunta se a canjiquinha é saudável para se consumir em dietas(como nas low carb), e em geral a resposta é positiva, pois a quirera de milho é um tipo mais leve de carboidrato. Mesmo assim, essa versão mineira já não é tão recomendável assim, pois convenhamos, linguiça calabresa e bacon não são exatamente ingredientes leves.
Mas há outras versões do prato também muito saborosas com um nível menor de caloria e gordura para você saborear sem sair muito da linha. Essa versão, por exemplo, de canjiquinha com ragu de galinha caipira é extremamente saborosa, leva muitos temperos e a carne de frango é bem menos gordurosa que as de porco.
Lembrando sempre que o fato de um prato ser mais low carb ou light não quer dizer que você pode exagerar, pois é aí que mora o perigo.
Comendo com moderação, de forma equilibrada, até uma canjiquinha mineira com tudo que tem direito é permitido de vez em quando, o segredo é manter um hábito saudável para que possa extravasar sem medo.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…