Categorias
Dicas

Canjiquinha mineira bem recheada e uma versão fit para ficar na dieta

Os mineiros tem uma culinária de dar inveja e um dos componentes que causa isso, é o fato de sempre serem pratos muito recheados com tudo que se tem direito e com a canjiquinha não é diferente.

Por isso, vamos trazer o preparo da canjiquinha mineira clássica, bem encorpada e cheia de delícias para você fazer em casa sem erro.

Boa leitura.

Canjiquinha
Canjiquinha

Péla égua ou quirerada?

Tantos ingredientes como pratos inteiros passam por mudanças com o regionalismo do nosso país e não há o que fazer, por isso muitas vezes a mesma receita vai vir em nomes diferentes, pelo simples fato de serem feitas em estados, ou até cidades diferentes.

Por isso que a tradicional canjiquinha mineira, dentro do próprio estado de Minas Gerais, é chamada de péla égua ou quirerada. O primeiro nome é mais comum ali na divisa com o Espírito Santo e o segundo é mais do norte do Estado pois se usa a quirera no preparo (que é outro nome para canjica).

Falando no norte, subindo um pouco mais no mapa e entrando no nordeste, esse mesmo prato pode ser encontrado com o nome de xerém ou se for com canjica amarela é mungunzá.

Além dos nomes, a canjiquinha também pode levar variações em alguns ingredientes, mas a base permanece sempre muito semelhante à mineira.

Receita de canjiquinha mineira

A versão de canjiquinha que separamos é aquela bem servida com muitas carnes e tempero intenso para realçar todos os sabores desse preparo.

Vem com a gente aprender esse passo a passo.

Ingredientes

  • Canjiquinha 1 quilo
  • Linguiça Calabresa Defumada 500 gramas
  • Bacon 300 gramas
  • Cebola 1 unidade
  • Alho 1 dente
  • Salsinha 1 ramo
  • Cebolinha Verde 1 colher (sopa)
  • Água a gosto
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-Reino Preta a gosto

Como fazer canjiquinha mineira

  1. Deixe a canjiquinha de molho em água por aproximadamente 02 horas, escorra e reserve.
  2. Corte o bacon e a linguiça calabresa e numa panela com pouco óleo, frite-os.
  3. Continue mexendo até que fiquem totalmente dourados. Acrescente a cebola, o alho, o sal, a salsinha e a cebolinha bem picados e leve ao fogo.
  4. Acrescente a canjiquinha e misture bem para que não grude no fundo da panela. Adicione água até que cubra todos os ingredientes, tempere com sal e pimenta a gosto, vá adicionando água até que a canjiquinha fique totalmente cozida.
  5. Sirva quente acompanhada de pão.
Canjiquinha
Canjiquinha

Se quiser rebater e eliminar a cor amarela da canjiquinha, acrescente duas colheres de extrato de tomate. Caso prefira a canjiquinha mais pastosa quando estiver quase no ponto não acrescente muita água.

Mais receitas

Versão para encaixar na dieta

Muita gente se pergunta se a canjiquinha é saudável para se consumir em dietas(como nas low carb), e em geral a resposta é positiva, pois a quirera de milho é um tipo mais leve de carboidrato. Mesmo assim, essa versão mineira já não é tão recomendável assim, pois convenhamos, linguiça calabresa e bacon não são exatamente ingredientes leves.

Mas há outras versões do prato também muito saborosas com um nível menor de caloria e gordura para você saborear sem sair muito da linha. Essa versão, por exemplo, de canjiquinha com ragu de galinha caipira é extremamente saborosa, leva muitos temperos e a carne de frango é bem menos gordurosa que as de porco.

Lembrando sempre que o fato de um prato ser mais low carb ou light não quer dizer que você pode exagerar, pois é aí que mora o perigo.

Comendo com moderação, de forma equilibrada, até uma canjiquinha mineira com tudo que tem direito é permitido de vez em quando, o segredo é manter um hábito saudável para que possa extravasar sem medo.