Categorias
Dicas

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da manhã, mas não é tão comum assim no Brasil, e mesmo quem quer fazer em casa, geralmente precisa utilizar um equipamento específico para fazer aquele formato de favo de mel característico.

E se nós dissermos que é possível fazer um waffle delicioso na sanduicheira? Isso mesmo! Aquela que você esquenta seu tradicional pão com manteiga toda manhã, faz misto ou queijo quente, e também prepara outras receitas, de forma bem prática e bem simples.

Fique com a gente até o fim e aprenda como fazer um delicioso waffle na sanduicheira.

Da Bélgica para o mundo

Apesar dos norte-americanos consumirem muito waffle e popularizarem a receita ao redor do mundo através dos filmes e séries, essa delícia se originou lá na Bélgica por volta do ano de 1300. O nome é devido ao seu formato que lembra um favo de mel, que pelos belgas é chamado de wafel e daí, a famosa massinha doce foi batizada de waffle.

Convenhamos, o que conquistou não só os americanos, mas o mundo todo não é o formato, e sim a incrível massa que é crocante por fora e super macia por dentro, fora a possibilidade de combinação com inúmeros tipos de recheios e coberturas.

Agora que contamos tudo sobre o waffle, veja como é possível comer essa delícia aí mesmo na sua casa, usando ingredientes e equipamentos que todos temos acesso.

Acompanhe abaixo como fazer o seu próprio waffle na sanduicheira.

Mão na massa, literalmente

O waffle está presente em diversos países, por isso são inúmeras as receitas que você encontra por aí, mas a base é muito semelhante em todas.

Vale ressaltar que na própria Bélgica há uma divisão entre as receitas: o tradicional waffle de Bruxelas e o waffle de Liége, sendo o segundo mais rebuscado, pois são utilizadas “pérolas de açúcar” na massa que caramelizam na hora que esquenta, mas infelizmente esse ingrediente não é tão simples de encontrar por aqui.

Mas para facilitar sua vida, separamos algumas receitas do nosso site para você escolher e testar o waffle na sanduicheira.

Waffle de Sanduicheira

Veja algumas receitas de Waffles

Escolha a sua receita favorita de waffle, prepare a massa e ligue sua sanduicheira, que em poucos minutos terá waffles quentinhos e saborosos para seu café da manhã.

Para exemplificar vamos usar aqui a receita base para fazer os waffles de sanduicheira:

Os Ingredientes são os seguintes

  • 5 unidades de ovo
  • 250 ml de leite
  • 300 gr de farinha de trigo
  • 1 colher (sobremesa) de fermento químico em pó
  • ½ xícara (chá) de manteiga
  • 1 pitada de sal

Como fazer

  1. Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o leite, junte a farinha de trigo, o fermento, a manteiga derretida e o sal, e torne a bater.
  2. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente. Aqueça a sanduicheira. Coloque 3 conchas de massa na cavidade por cerca de 2 minutos, ou até os 2 lados ficarem dourados, varia dependendo da potência da sua sanduicheira.
  3. Sirva-os ainda quentes com geleia, chocolate derretido, mel, chantilly, melado ou qualquer outra cobertura do seu gosto.
  4. O Waffle pode ser servido também com coberturas salgadas: patês, molho branco, requeijão, ou seja, não limite a criatividade, experimente.
Waffle de Sanduicheira
Waffle de Sanduicheira

Dois detalhes importantes para fazer na sanduicheira

  1. Unte a com manteiga, senão sua massa irá grudar e virar uma bagunça sem tamanho.
  2. Deixe a sanduicheira esquentar bastante antes de colocar a massa, senão você não conseguirá formar aquela crostinha característica dos waffles belgas.

Em média fica pronto em 4 minutos, dependendo da potência da sua sanduicheira, e tem pessoas que um pouco antes de ficar pronto, vira o waffle para que a marquinha de grill forme um quadriculado, assim ficam mais parecidos com o padrão de favo de mel.

Na nossa opinião, vale deixar sua criatividade rolar solta, cozinhar tem muito a ver com experimentação, e a gente super encoraja isso.

Por fim, basta retirar seus waffles da sanduicheira e colocar a cobertura, e essa parte realmente vai do gosto de cada um.

Chocolate, doce de leite, morango, açúcar de confeiteiro, chantilly, mapple syrup, mel, enfim, cada um escolhe o topping que mais lhe agradar.

Ou então misture vários, seja feliz!

Essa é uma opção fácil, rápida e deliciosa para o café da manhã, já que a massa pode ser armazenada para você assar pouco antes de servir, mas o recomendado é assar tudo de uma vez para manter a fofura do seu waffle na sanduicheira.

Faça em casa e nos conte nos comentários como ficou!