Categorias
Dicas

Hora do bolo: 5 receitas fáceis e econômicas

Basta o cair da tarde chegar para aquela vontade de bolo bater. Pode ser um bolo simples, sem cobertura, mas quentinho o suficiente para fazer derreter a manteiga. Ou um mais elaborado, com calda e recheio, para quem precisa de algo bem doce. A grande verdade é que um pedacinho de bolo caseiro dá aquele reforço extra para terminar o dia.

Preaqueça o forno, escolha sua receita preferida e prepare seu bolo caseiro para o café da tarde. Aproveite e veja as dicas no rodapé, elas vão te ajudar a fazer um bolo delicioso sem a menor complicação.

Bolo de mandioca crua

Bolo de mandioca crua
Bolo de mandioca crua

Com queijo

Bolo de mandioca que você pode ralar a mandioca crua, superprático! Fica pronto em quase meia hora e vai render 8 fatias. Ele leva queijo ralado, que equilibra o doce, uma combinação brasileira que a gente conhece e adora.

Veja a receita

Bolo de milho

Bolo de milho
Bolo de milho

Com fubá

Para passar um café ou chá, assar seu bolo e comer batendo papo. Essa receita de bolo de milhopode ser feita toda no liquidificador e é boa para quem está começando na cozinha. Deixe apenas para colocar o fermento no final, misturando delicadamente para seu bolo não murchar.

Veja a receita

Bolo formigueiro

Bolo formigueiro
Bolo formigueiro

Fofinho

Na lancheira das crianças ele é sucesso, mas quem resiste a uma fatia desse bolo formigueiro fofinho no café da tarde? Troque o granulado de chocolate por um colorido e capriche na cobertura para um bolo mais festivo.

Veja a receita

Cupcake

Cupcake
Cupcake

De baunilha

O cupacke é bonito, divertido e criativo, é uma delícia! E como todo bolo, muito fácil de fazer também! Separe suas forminhas, os ingredientes e chame quem mais quiser criar suas decorações de cupcake para pôr a mão na massa!

Veja a receita

Bolo de cenoura

Bolo de cenoura
Bolo de cenoura

Vulcão

Você corta um pedaço de bolo e uma lava de cobertura de brigadeiro escorre pelo prato. Esse é o bolo vulcão de cenoura com brigadeiro. Um verdadeiro convite para aquele docinho da parte da tarde. Ele fica pronto em menos de uma hora e rende 10 porções.

Veja a receita

Segredos de uma boleira

Sempre que há alguma comemoração que pede bolo, a maioria das pessoas acaba recorrendo a um profissional. Mas já que você aprendeu 5 receitas simples, que tal preparar um bolo de festa? Siga as dicas de CyberCook.

  • Comece corretamente, nivele as camadas do bolo, cortando-os com uma faca comprida e serrilhada. Leve as sobras cortadas ao forno, até que fiquem levemente douradas, espere esfriar e leve ao processador a fim de obter migalhas para a decoração.
  • Ninguém gosta de bolo seco, certo? Evite esse erro, umedeça a parte superior das camadas com uma calda básica de água com açúcar. Você pode usar leite, licores ou até refrigerante, mas o mais indicado é a calda.
  • Demarque as bordas com creme de confeiteiro. Isso mantém o creme onde você quer, e evita que recheios como geleias ou a opção que você for usar, , vazem ou transbordem pelas laterais.
  • Meça a quantidade de recheio entre cada camada com uma concha de sorvete. Use de 2 a 3 conchas de recheio para cada camada (de acordo com o tamanho do bolo). Utilize uma espátula para espalhar delicadamente o recheio de forma uniforme sobre toda a camada.
  • Repita o processo com as camadas restantes. Coloque a segunda camada em cima da primeira, e repita os passos anteriores: umedeça com a calda doce, demarque as bordas, e em seguida o recheio.
  • Use uma espátula para espalhar o creme nas laterais, certificando-se que o bolo inteiro esteja coberto em uma fina camada de creme. Coloque o bolo inteiro na geladeira para firmar, pelo menos 30 minutos ou de um dia para o outro.
  • Quando o bolo estiver completamente revestido, deslize tiras de papel manteiga embaixo do bolo, e com as mãos pressione cuidadosamente a decoração nas bordas. Na foto foi usada as migalhas torradas lá no começo, lembra? Mas você também pode usar nozes tostadas e moídas, raspas de chocolate ou o que desejar. Ou deixe o bolo simples, duvido alguém reclamar.