Se é março ou abril, então tem gente procurando por bacalhau. Esse peixe super especial costuma dar as caras nessa época do ano para a comemoração da Páscoa e mesmo que não seja um dos ingredientes mais baratos do mercado, ainda assim permite uma variedade enorme de receitas deliciosas, inclusive de aproveitamento, o que costuma reduzir bastante os custos.
Uma das principais receitas para se fazer com o bacalhau, seja ele em lascas, postas ou desfiado, mesmo se já tiver sido usado em outro preparo, é a salada de bacalhau. Uma opção bastante refrescante e que pode ser entrada, acompanhamento ou até prato principal do seu almoço de páscoa.
Acabe com algumas dúvidas e confira uma receita bem simples e fácil de salada de bacalhau!
A primeira coisa que você precisa pensar se tem a intenção de fazer bacalhau é como dessalgar e quanto tempo vai precisar para isso. A dessalga costuma demorar no mínimo 12 horas, mas pode ser feita mais rápido se você tiver perdido o tempo. O negócio é se organizar para ter o bacalhau pronto para seus preparos!
Aqui nós temos um Guia Definitivo para fazer Bacalhau, com dicas de dessalga, de preparo e muitas receitas deliciosas! Confira!
É muito importante experimentar o seu bacalhau antes de misturar a salada. Às vezes você precisa salgar mais ou não salgar nada, de acordo com o peixe.
A salada de bacalhau à portuguesa combina muito bem com os outros pratos do almoço de páscoa, principalmente os com peixes. Quer algumas receitas para aproveitar da melhor maneira as combinações com a sua? Dá uma olhada:
Um arroz bem fresquinho e soltinho com temperos e legumes do à grega não pode faltar de maneira alguma no seu almoço de páscoa. Com a salada de bacalhau fica uma delícia e pode ser a primeira pratada antes dos pratos mais pesados.
O grão-de-bico é um dos ingredientes mais utilizados em saladas de bacalhau. Ele dá volume, saciedade e combina muito bem com os sabores do peixe. Se tiver um pouco sobrando por aí, vale muito a pena colocar na sua salada.
Farofa é igual ao arroz: não pode faltar! E se estamos falando de um prato com peixe, então mais ainda! Farofa e salada fica uma delícia, não só porque a banana traz o doce bem de leve para equilibrar o prato, mas também porque complementa com a textura mais crocante.
A ideia é que a salada já seja feita com as sobras de bacalhau de outras receitas, até porque você usa ele cozido ou cozinha na hora. Porém, essa receita de salada de bacalhau à portuguesa, que não leva salada, pode ser facilmente transformada nessas outras duas aqui:
A moqueca de bacalhau é boa opção porque aproveita bem dos temperos que você vai ter utilizado na salada, já que é um prato cheio de aromas diferentes. Para essa moqueca, o ideal é utilizar um bacalhau em lascas ou pedaços.
Como sempre, os bolinhos aparecem como a melhor receita de reaproveitamento. Diferentemente da moqueca, esse preparo aqui fica sensacional se o seu bacalhau estiver desfiado. Lembre-se de tirar os caroços das azeitonas e delicie-se!
Já que o bacalhau é um peixe mais caro, é muito importante usar até a última raspa da travessa, seja no prato ou para outra receita. Aproveite o melhor desse ingrediente maravilhoso e tenha uma Feliz Páscoa!
Quer uma receita mais diferente e curiosa, mas igualmente deliciosa? Apostamos que você ainda não fez um rocambole de bacalhau para a sua Páscoa e esse é o momento! Ainda mais se você tiver um bacalhau bem temperadinho com azeitonas e tomate igual ao que trouxemos aqui!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…