Algumas receitas clássicas dividem semelhanças que fazem muita gente achar que são a mesma coisa. É o caso da caponata e do ratatouille, ambas entradas de legumes muito tradicionais, mas que tem algumas diferenças cruciais de origem e preparo.
Vem com a gente entender essas diferenças e também as semelhanças.
Boa leitura.
A primeira e mais marcante diferença entre as receitas está na sua origem. Enquanto a caponata é um antepasto de origem italiana, o ratatouille é uma entrada francesa muito consumida por camponeses.
Essa questão geográfica é bem relevante, pois o preparo e o modo de usar certos ingredientes é muito influenciado pela cultura local.
O ratatouille, que ficou famoso no filme de animação da Pixar, é uma receita composta por variados legumes e temperos, servida quente, em cubos ou rodelas. Já a caponata tem um caráter mais próximo a um antepasto, sendo servido quente, mas também funciona gelado, como uma entrada ou aperitivo.
Enfim, o melhor modo de diferenciar é experimentando, então vem com a gente aprender a fazer uma deliciosa caponata italiana.
Muita atenção na etapa de colocar o bouquet garni e de escaldar, esses processos são cruciais para trazer o sabor aos legumes da receita.
Não pare por aqui, separamos mais receitas com base em legumes para você experimentar em casa, confira:
O sucesso de qualquer receita passa pela qualidade dos ingredientes, e quando se trata de legumes, apostar em orgânicos é uma forma de ter um alimento sem agrotóxicos e com bastante sabor.
Não só isso, é importante buscar esses vegetais com produtores certificados, para garantir que estão de fato levando o melhor.
Atualmente essa tarefa está sendo descomplicada, com iniciativas que incentivam o cultivo sustentável de legumes como a Sabor e Qualidade do Carrefour.
Não apenas incentivam a produção sustentável, mas também certificam que tudo que é produzido passe por rigorosos testes de qualidade e que principalmente valorizem a cadeia de pequenos produtores que lutam para oferecer ao mercado legumes de qualidade a preços justos.
Os legumes dessa iniciativa são cultivados nas melhores regiões produtoras, no solo e sem tratamento químico pós-colheita, para manter o frescor. Produtos de acordo com os princípios da agroecologia: respeitando os homens e o meio ambiente com práticas que promovem a biodiversidade e otimização do consumo de água e energia;
É uma forma de você contribuir para essa produção de legumes sustentáveis e de qualidade é buscando consumir apenas os produtos certificados, com selos de procedência como Sabor e Qualidade, assim poderá preparar caponata ou ratatouille com ingredientes saborosos que vão destacar ainda mais seu prato.
Com ingredientes selecionados e de qualidade, suas receitas terão tudo para ser um sucesso, com o passo a passo, a gente tá sempre aqui para ajudar.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…