Histórias do Líbano através do Tabule

Quando o assunto é salada a maioria logo pensa em folhas, mas ao redor do mundo tem muitos tipos bastante nutritivos e ainda primorosos em sabor.

É o caso do tabule, esta receita de origem Libanesa que leva muitos temperos e carrega muita tradição.

Venha conhecer mais deste incrível prato e também aprenda a fazê-lo para aumentar seu repertório de saladas.

Boa leitura.

Vegetal que conta a história de um país

O Líbano é famoso pela culinária típica única e diversa: temos o já mencionado tabule, tem o homus e tem o sanduíche que leva o nome da capital, o Beirute.

Isso porque a história do país é muito ligada a sua culinária e principalmente ao uso dos vegetais nas principais preparações, e dessas, a lenda por trás do tabule é incrível.

Contam que o prato surgiu dos Caldeus na Mesopotâmia em 1800 antes de Cristo, ou seja um prato que está entre nós há quase 4 mil anos.

A palavra tabule vem da raiz TBL e na língua caldeia significa misturar vegetais, que na época era uma tradição do povo fazer esses preparos com legumes variados e oferecer aos sábios da cidade.

Nessa época o prato consistia apenas nestas misturas de vegetais variados, foram os libaneses através do intercâmbio de culturas que aprimoraram o prato e adicionaram o triguilho, chegando na versão mais próxima a esta moderna que temos hoje e que é maravilhosa.

Toda a região do oriente médio, que vem desde a antiga Babilônia e o todo o grande reinado mesopotâmico, passou por essa troca de culturas e claro, de receitas, então a gastronomia árabe é bastante semelhante em muitos pontos, porém o Líbano se destaca dentre os países dessa parte, com pratos típicos muito característicos e incrivelmente saborosos, que ganharam o mundo com uma rapidez impressionante.

Salada de tabule, a entrada ideal

Basicamente uma seleta de vegetais bem temperados, com o trigo para dar liga, o tabule é uma entrada ótima, pois é bastante nutritiva e substanciosa  com equilíbrio para não atrapalhar o prato principal.

O Líbano é um país quente, por isso saladas frias como tabule são um sucesso por lá, e aqui no Brasil não é diferente, nosso clima tropical sempre aceita bem uma receita refrescante como está.

Então, prepare-se para anotar os ingredientes e o passo a passo para fazer um tabule incrível.

Ingredientes Tabule

  • Tomate 4 unidades
  • Trigo para Kibe 1 xícara (chá)
  • Água a gosto
  • Cebola 1 unidade
  • Salsinha 1/2 xícara (chá)
  • Cebolinha Verde 1/4 xícara (chá)
  • Hortelã 1/4 xícara (chá)
  • Alface lisa a gosto
  • Suco de Limão a gosto
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto
  • Pimenta-do-Reino Branca a gosto

Como fazer tabule

  1. Deixe o trigo de molho por 20 minutos.
  2. Retire da água e esprema bem.
  3. Misture a cebola, a cebolinha, a salsinha, a hortelã e o tomate.
  4. Prepare à parte o tempero com limão, sal e azeite.
  5. Acrescente à salada e sirva numa travessa rasa, sobre as folhas de alface.
  6. Decore com folhas frescas de hortelã.

O tabule pode ser guardado na geladeira, mas a dica é que quanto mais fresco mais gostoso, e uma dica boa é servir com coalhada seca, fica magnifico.

E assim como o Líbano se beneficiou no intercâmbio cultural na sua culinária, o mundo também pegou as receitas libanesas e deu seu toque especial, confira algumas variações ótimas de tabule para experimentar:

Tabule de Quinoa, inovação refrescante

A ideia de uma mistura de vegetais com algum grão para dar liga não foi exclusividade dos mesopotâmicos: aqui na America Sul, antes da chegada dos colonizadores, os nativos da região do Peru faziam pratos semelhantes usando a quinoa como base.

A civilização Inca foi um império muito próspero e muito organizado, que deixou registros expressivos do seu modo de vida pré colombiano. Muitas formas de preparar alimentos, monumentos de pedra, sítios arqueológicos impressionantes como Machu Picchu e as linhas de Nazca, tudo isso foi desenvolvido pelos nativos daqui, muito antes dos europeus pensarem em navegar para essas bandas.

A quinoa é um grão muito nutritivo com alto teor de antioxidantes com ação anti-inflamatória e antiviral,  era muito consumido pelos Incas, que mantiveram a tradição com o povo peruano que tratou de aprimorar e utilizar o ingrediente em variados preparos. 

A globalização e a criatividade dos cozinheiros logo viram na quinoa um bom substituto para o triguilho, por isso o tabule de quinoa é uma opção deliciosa e bastante nutritiva que você pode preparar para ter mais uma versão da salada no seu repertório.

Receitas contam histórias e carregam culturas para muito além do seu tempo, e quanto mais descobrimos, mas vemos a importância de passar para frente esses preparos não só para preservar tradições, mas também para mostrar que é possível criar novidades gastronômicas apenas conhecendo a base e aplicando suas idéias.

Intercâmbio gastronômico sem preconceitos

A internet nos oferece a possibilidade de conhecer mais do mundo sem precisar sair de casa, e uma das características culturais de um país ou de um povo é a sua culinária, pois como vimos, elas contam histórias e carregam tradições que merecem ser consumidas junto com os pratos.

Muitas vezes, nossa visão sobre um país, um povo ou uma etnia, vem carregada de preconceitos oriundos da falta de conhecimento, então quando você se abre para entender melhor o que está por trás disso, sua mente absorve muita coisa interessante que muda sua visão sobre tal país.

A gastronomia é o melhor caminho para ingressar nessa viagem e se despir dos preconceitos para aproveitar o que de melhor uma cultura diferente da nossa pode oferecer. 

O tabule é um prato incrível e saboroso, que funciona como uma importante porta de entrada para que mergulhemos na história libanesa e entendamos que a importância do prato no desenvolvimento do país vai além de alimentar e tem mais a ver como manter vivas tradições que dão orgulho a um povo batalhador.

A melhor forma de lembrar de um lugar ou de uma viagem é através da gastronomia, sempre que um amigo vai viajar para uma cidade que já fomos, naturalmente vamos indicar o restaurante que faz o melhor prato típico, por isso, nossa meta é te incentivar a fazer esses pratos em casa e quando puder viajar vai conseguir comparar  (quem sabe até ter novas ideias para incrementar o seu preparo).

Simples e de poucos ingredientes, o tabule é uma boa ideia para começar sua viagem pelos sabores libaneses mesmo que no conforto da sua casa.

Boa “viagem” e bom apetite.

CyberCook

Postagem relacionada

Jantar de Dia dos Namorados: receitas simples e deliciosas

O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…

11 meses atrás

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…

11 meses atrás

Maçã do amor, a receita dos apaixonados por festa junina

A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…

11 meses atrás

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…

11 meses atrás

5 vezes tilápia: receitas simples para fazer durante a semana

Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…

11 meses atrás

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…

11 meses atrás