Algumas receitas clássicas dividem semelhanças que fazem muita gente achar que são a mesma coisa. É o caso da caponata e do ratatouille, ambas entradas de legumes muito tradicionais, mas que tem algumas diferenças cruciais de origem e preparo.
Vem com a gente entender essas diferenças e também as semelhanças.
Boa leitura.
Entenda a diferença destas receitas clássicas
A primeira e mais marcante diferença entre as receitas está na sua origem. Enquanto a caponata é um antepasto de origem italiana, o ratatouille é uma entrada francesa muito consumida por camponeses.
Essa questão geográfica é bem relevante, pois o preparo e o modo de usar certos ingredientes é muito influenciado pela cultura local.
O ratatouille, que ficou famoso no filme de animação da Pixar, é uma receita composta por variados legumes e temperos, servida quente, em cubos ou rodelas. Já a caponata tem um caráter mais próximo a um antepasto, sendo servido quente, mas também funciona gelado, como uma entrada ou aperitivo.
Enfim, o melhor modo de diferenciar é experimentando, então vem com a gente aprender a fazer uma deliciosa caponata italiana.
Faça sua caponata
Ingredientes
- Abobrinha 250 gramas
- Alho 1 dente
- Azeite extra virgem 80 mililitros
- Azeitona verde 30 gramas
- Berinjela 250 gramas
- Cebola 40 gramas
- Nozes 15 gramas
- Pimenta-do-Reino Preta a gosto
- Pimentão Amarelo 50 gramas
- Pimentão Vermelho 50 gramas
- Sal Grosso a gosto
- Vinagre Branco 15 mililitros
Como fazer caponata
- Corte a abobrinha e a berinjela em cubos de 1cm. Polvilhe sal grosso por cima e deixe em uma peneira sobre uma tigela por 24 horas para que perca um pouco de água.
- Corte a cebola e os pimentões em cubos de 1 cm e caramelize no azeite.
- Esprema as abobrinhas e as berinjelas para retirar a água e caramelize no azeite junto com o bouquet garni.
- Escalde duas vezes a partir de água fria as azeitonas e corte em rodelas finas.
- Junte todos os ingredientes em uma travessa e tempere com sal e pimenta.
Muita atenção na etapa de colocar o bouquet garni e de escaldar, esses processos são cruciais para trazer o sabor aos legumes da receita.
Não pare por aqui, separamos mais receitas com base em legumes para você experimentar em casa, confira:
Legumes de qualidade, receitas saborosas
O sucesso de qualquer receita passa pela qualidade dos ingredientes, e quando se trata de legumes, apostar em orgânicos é uma forma de ter um alimento sem agrotóxicos e com bastante sabor.
Não só isso, é importante buscar esses vegetais com produtores certificados, para garantir que estão de fato levando o melhor.
Atualmente essa tarefa está sendo descomplicada, com iniciativas que incentivam o cultivo sustentável de legumes como a Sabor e Qualidade do Carrefour.
Não apenas incentivam a produção sustentável, mas também certificam que tudo que é produzido passe por rigorosos testes de qualidade e que principalmente valorizem a cadeia de pequenos produtores que lutam para oferecer ao mercado legumes de qualidade a preços justos.
Os legumes dessa iniciativa são cultivados nas melhores regiões produtoras, no solo e sem tratamento químico pós-colheita, para manter o frescor. Produtos de acordo com os princípios da agroecologia: respeitando os homens e o meio ambiente com práticas que promovem a biodiversidade e otimização do consumo de água e energia;
É uma forma de você contribuir para essa produção de legumes sustentáveis e de qualidade é buscando consumir apenas os produtos certificados, com selos de procedência como Sabor e Qualidade, assim poderá preparar caponata ou ratatouille com ingredientes saborosos que vão destacar ainda mais seu prato.
Com ingredientes selecionados e de qualidade, suas receitas terão tudo para ser um sucesso, com o passo a passo, a gente tá sempre aqui para ajudar.
Bom apetite.