Essa é para aqueles cozinheiros iniciantes que mal sabem fritar um ovo, pois é uma técnica de preparo com nome chique, mas com processo bem simples.
O ovo pochê é uma criação francesa para fazer um ovo cozido perfeito e seguindo esse passo a passo, até o mais inepto na cozinha vai poder se aventurar sem medo de errar.
Boa leitura.
De forma bem simplificada, a técnica do ovo poche consiste em fazer um ovo cozido porém fora da casca.
É isso mesmo, na teoria parece algo impossível, mas na hora de fazer vai ver que funciona muito bem e nem precisa de muitos ingredientes, não.
O termo poche significa literalmente “cozinhar por imersão” e é exatamente isso que você fará com seus ovos.
A grande dificuldade de fazer esse preparo é deixar os ovos bem redondinhos, uma vez que está colocando direto na água fervendo, e para isso cada um tem uma técnica diferente, desde usar aros até colocar em filme PVC antes de mergulhar.
Nossa recomendação é você não se preocupar com o formato a princípio e sim com o tempo de cocção, pois com a prática você vai pegando as manhas naturalmente para fazer um ovo pochê bem redondinho.
Neste preparo o uso do vinagre branco serve para manter a estrutura do ovo bem unida o que ajuda muito na hora de dar o formato redondinho.
Sem mais delongas, vamos ao preparo:
No geral a gente cresce convivendo com 3 tipos de preparo de ovos: frito, cozido ou omelete, pois é o básico da cozinha doméstica da maioria das famílias brasileiras, mas saiba que esse ingrediente pode ir muito além disso.
O ovo poche é só uma das várias texturas que esse alimento pode oferecer e é ótimo ter mais opções no repertório, principalmente para diminuir o consumo de carne ou mesmo equilibrar o seu cardápio diário.
Confira alguns preparos de ovos para sair do convencional.
Podemos dizer que esse preparo é o próximo nível dos ovos pochê.
Ovos Benedict ou “eggs Benedict” no bom inglês britânico é um desjejum tradicional na Inglaterra e outros países, pois é praticamente um refeição completa, com bacon, molho e pão, mas no caso os ovos são a estrela principal pois além de irem no recheio são parte fundamental do molho holandês que é um dos charmes desse prato.
Esse é um preparo que está entre o ovo frito e a omelete e também é uma ótima forma de começar o dia comendo bem.
O segredo de um bom ovo mexido é manter a textura bem cremosa, para isso uma pitada de creme de leite é providencial, experimente.
Por fim, um preparo que é uma ótima entrada ou até prato principal.
O recheio sugerido aqui é com atum em lata, pois fica bem cremoso e combina bem com o sabor dos ovos, mas fique livre para testar outras versões.
Cada vez mais movimentos para diminuição do consumo de carne têm sido adotados pensando em um mundo mais sustentável, e o que queremos propor aqui é um olhar mais carinhoso para outras proteínas.
Como vimos, o ovo pode ser incrível com preparos dos mais variados que vão fazer a falta de carne não ser nem sentida, portanto esse olhar para outros alimentos pode ser uma ótima forma de lidar com esse alto consumo sem que isso seja uma tortura nem nada do tipo.
Experimente os ovos pochê e marque a gente nas redes sociais para vermos suas obras.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…