Melhor do que uma carne assada no ponto é poder comê-la com um molho madeira encorpado e saboroso, é justamente esse acompanhamento que você vai aprender hoje.
Temos a receita para um molho completo com tudo que tem direito, e ao final algumas dicas de harmonização.
Boa leitura.
Existe uma impressão de que o molho madeira é obra dos portugueses, justamente por ter como ingrediente o vinho da Ilha da Madeira, mas investigando mais a fundo, vemos que não é bem assim.
Na verdade tudo isso é real, pois o molho foi sim criado lá na Ilha da Madeira, usando vinho e tudo mais, só que, foi numa época em que a região estava sob o domínio dos ingleses, por volta de 1800.
Aliás, foi justamente essa dominação inglesa na região que eventualmente culminou na vinda da família real para o Brasil, mas essa é outra história, o fato é que nosso amado molho madeira nasceu em terras portuguesas mas com pais que falam a língua da rainha.
O que acontece é que o molho madeira é uma versão do molho inglês muito consumido pelos nativos, que por estarem longe de casa, resolveram fazer uma adaptação usando o que tinha por ali, e aí surgiu essa maravilha que vai bem com vários cortes de carne bovina, e melhor ainda com os medalhões de filé mignon da nossa receita de hoje .
Conseguir vinho da Ilha da Madeira para o preparo seria pedir demais, porém não pode faltar a bebida na receita, por isso invista em uma que tenha qualidade. Não precisa ser caro, mas é importante que tenha o sabor amadeirado que vai valorizar nosso molho e nossa carne.
Então, vamos ao preparo.
Para carnes bovinas ao molho madeira a harmonização perfeita é com vinhos mais estruturados com sabor mais intenso, como os do tipo cabernet, malbec ou syrah. Nessa hora sim você deve investir num vinho melhor do que o que vai na receita, pois para saborear é importante ter mais complexidade no sabor, já para o molho, o tom amadeirado é suficiente.
Já para acompanhar aves, como frango ao molho branco, a dica é ir com vinhos brancos também, para manter a suavidade na combinação. Rosê pode funcionar bem, desde que suaves.
Para peixes e frutos do mar em geral, como um belo bobó de camarão, aposte nos vinhos mais frutados, como os frisantes e proseccos.
Fechando nas carnes suínas, que normalmente são servidas com molhos agridoces, como costelinha com barbecue por exemplo, vão harmonizar melhor com vinhos mais neutros, como pinot noir e riesling.
No fim das contas, essas combinações são sugestões que costumam funcionar, porém o ideal é você experimentar e sentir o que casa melhor com seu paladar. E fazer isso acompanhado dos medalhões ao molho madeira que você acabou de aprender, vai ser uma tarefa bem mais fácil.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…