A cocada é um dos doces mais populares do país, e tem em todo estado com pouquíssimas variações da receita original.
Então, venha aprender a fazer uma cocada maravilhosa, e saber mais das origens dessa iguaria.
Boa leitura.
É muito difícil precisar historicamente a origem de algumas receitas, mas quanto à cocada, sabemos que é uma receita com muita tradição africana, que provavelmente surgiu com os escravizados que trabalhavam nas grandes fazendas nos tempos de Brasil colônia.
O uso do coco como um todo na culinária africana é muito marcante, principalmente do leite do coco, que foi responsável por nos dar a moqueca por exemplo, e aqui no litoral brasileiro, principalmente na Bahia, havia coco em abundância, o que criou um cenário muito propício para sua aplicação em receitas variadas.
O consenso histórico mais provável é que a abundância de cocos, somados aos engenhos que começaram a produzir açúcar em grandes quantidades, proporcionou as condições ideais para o surgimento da cocada.
Na verdade era comum que os escravizados se reunissem à noite para dançar e preparar receitas, fazendo calda de açúcar e misturando com frutas, uma delas o coco ralado, que seria um ancestral para a cocada como temos hoje.
Posteriormente as influências europeias, portuguesas principalmente, ajudaram a moldar mais a cocada, acrescentar elementos e transformá-la nesse doce incrível que temos hoje em dia.
A nossa receita de hoje está um tanto longe da original, pois vamos aproveitar de um ingrediente mais moderno para um preparo mais prático e gostoso.
O leite condensado deixa essa cocada com uma textura mais mole e um sabor mais suave, sendo assim um doce irresistível, que é difícil parar de comer.
Essa versão ainda é mais prática, pois em 15 minutos fica pronta.
Chega de papo e vamos ao passo a passo:
A cocada, seja branca ou preta, é uma das melhores coisas que você pode fazer com o coco, mas estão longe de serem as únicas.
A verdade é que a mesma abundância que permitiu os escravizados a criarem um ancestral do doce, é o mesmo atributo que faz do coco algo tão presente na nossa culinária, transitando perfeitamente em receitas salgadas como moqueca e bobó, até nas doces como a própria cocada e o tradicional beijinho.
Contudo, só recentemente que o coco e seus derivados demonstraram uma nova faceta de aplicação que tem sido muito importante: substituir produtos de origem animal.
Isso mesmo, com o crescimento do movimento vegano e do vegetarianismo o coco tem se mostrado um grande aliado, pois seu leite substitui o de vaca em várias receitas como bolos e brigadeiros, seu óleo substitui o uso de manteiga e até a sua carne pode ser usada para substituir a de animais e fazer versões veganas de muitos pratos tradicionais.
Talvez aquele dito popular sobre o “rei da cocada” se refira ao próprio coco, pois uma fruta tão versátil assim, merece esse título de realeza.
Experimente essa cocada em casa e use mais o coco no seu dia a dia.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…