Hoje vamos trazer uma opção de entrada peruana cheia de sabor do peixe e com molho ácido intenso, então claro que vamos falar do ceviche.
Por ser um prato que usa o peixe cru, caiu nas graças também dos restaurantes asiáticos, mas neste artigo você conhecerá mais das origens e também como fazer um delicioso ceviche em casa.
Boa leitura.
Aquele caldo com muita acidez e sabor que acompanha o peixe do ceviche, é chamado pelos peruanos de leche de tigre ou leite de tigre na tradução para o português, e tem um preparo simples, mas que necessita de atenção a alguns detalhes para acertar o ponto de sabor, para que não fique ácido de mais ou de menos.
Basicamente, quanto o peixe cru entra em contato com um reagente ácido como é o limão, começa uma reação que vai “cozinhando” a carne que vai absorvendo os sabores deste caldo.
Por isso que, para um bom ceviche, é preciso que o peixe fique marinando no leite de tigre por pelo menos 20 minutos, de preferência na geladeira para que saia na intensidade certa de acidez e sabor para ser servido.
Escolhemos um preparo de ceviche que tem muito da cultura latino americana que deu origem ao prato, com o uso do salmão que é mais comum na cozinha asiática, assim fazemos um intercâmbio saborosíssimo.
Enfim, vamos ao passo a passo.
Como você pode ver, a principal relação do peixe com os temperos e ingredientes mais ácidos, é o fato de funcionar muito bem como uma forma de dar pré cozimento à carne, por isso funciona tão bem não só no ceviche mas em vários outros preparos com esta proteína.
Esse tipo de reação química acontece também nos rios ou aquários, pois o ph (nível de acidez) da água deve se manter bem baixo para que os peixes possam viver confortáveis ali, por isso que é proibido que as indústrias despejam reagentes em rios e lagos, pois isso acaba com a fauna local.
Naturalmente que na cozinha, estamos falando de uma reação química bem mais controlada e sem uso de industrializados, por isso usamos muito limão para acompanhar peixe, pois além de dar muito sabor a carne, esse nível maior de acidez ajuda a receita a ficar no ponto certo, tanto para peixes crus quanto cozidos.
Lembrando que esse efeito ocorre de fato com a marinada, então invés de só jogar gotas de limão sobre seu peixe antes de comer, deixe marinando em um molho ácido especial, como esse do ceviche.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…