Essa sobremesa de banana, merengue e massa fina tem crescido em popularidade, e hoje em dia é possível encontrar banoffees de tudo que é jeito nas confeitarias.
Porém, essa delícia não é complicada de fazer, pelo contrário, de forma simples você pode fazer uma banoffee caseira deliciosa e experimentar o novo doce do momento.
Boa leitura.
Uma base de massa simples, com uma camada generosa de doce leite, bananas fatiadas, merengue cremoso e canela polvilhada por cima, pronto, esta é a banoffee, que apesar de usar ingredientes simples, resulta numa combinação poderosa em sabor e textura.
Alguns pontos de atenção a serem observados para seu preparo ficar perfeito é no merengue, que tem que ficar na consistência firme porém leve para que o contraste entre as camadas seja o mais suave possível.
Falando em suavidade, a sugestão é sempre usar banana prata, por ter um sabor mais neutro e uma textura mais firme que outros tipos de banana.
O doce de leite é o que você achar mais gostoso, porém a sugestão é que ele seja mais firme, para ir criando uma espécie de degradê que vai da massa mais dura como base, subindo até o merengue aerado no topo, para ter várias texturas a cada mordida.
A massa da banoffee clássica lembra uma massa podre porém mais na textura de biscoito, pois será uma base sólida e crocante para receber os demais ingredientes.
Importante usar bananas maduras, mas não muito, para que tenham um pouco de firmeza, lembrando que o banoffee é uma sobremesa servida gelada, apenas a massa vai ao forno.
Enfim, vamos ao passo a passo.
Muitas receitas são feitas em camadas, justamente para poder despertar sensações no paladar, se aproveitando das 5 áreas de sabor da língua.
A banoffee é um ótimo exemplo das camadas de textura variadas, com transições mais suaves de uma para outra, que dá aquela sensação de estarmos saindo do chão a cada mordida na sobremesa.
Essa forma de ir mudando a consistência gradualmente, permite que os sabores vão se ativando aos poucos no paladar criando a sensação de que vai ficando mais gostoso.
Outras receitas apostam em camadas com contraste mais bruscos entre algo muito cremoso e crocante, como pavê que tem a bolacha e o creme, outros pratos vão no contraste de sabor entre as camadas, como uma mousse de maracujá com calda, que tem o creme bem doce e a acidez da calda criando contraste.
Esses conceitos são básicos na cozinha, por isso pratos que conseguem entregar camadas com sabores e texturas contrastantes são sempre os que mais agradam o paladar.
Faça o teste com essa banoffee e experimente na prática o poder das camadas.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…