Dos alimentos comuns do nosso dia-a-dia, talvez as carnes sejam as que mais se beneficiam de molhos nos seus preparos.
Temos receitas icônicas mundo afora que comprovam isso, como o entrecôte francês, o strogonoff russo, entre outros.
Porém, hoje vamos ao sul dos Estados Unidos para falar um pouco do molho barbecue, esse condimento maravilhoso que mudou a forma de consumir churrasco.
Boa leitura.
Barbecue em si significa churrasco, e o molho leva esse nome pois é feito em um processo de defumação, então no seu sabor característico tem notas que lembram os assados de um churrasco americano típico.
O molho agridoce e originalmente mais picante, surgiu provavelmente no sul dos Estados Unidos, ainda na época da expansão, por isso tem fortes componentes da cultura mexicana no seu preparo.
Esse encontro de culturas, do molho inglês com a pimenta caiena, ajudou os viajantes a criarem um molho que é sinônimo de churrasco, literalmente.
A receita americana tradicional leva catchup para encorpar o molho e vinagre para dar acidez, por isso o açúcar é importante para equilibrar os sabores e ainda chegar na consistência cremosa que um bom molho barbecue pede.
Confira nosso passo a passo que não tem erro:
Se você quer reduzir a acidez do seu molho pode levá-lo ao fogo, com isso é possível reduzir ou evaporar a água e o vinagre. Para que dure basta colocar na geladeira e ir usando aos poucos no seus churrascos.
O molho barbecue é tão delicioso que dá para comer com arroz branco até, porém tem receitas que exploram o potencial dessa iguaria, e separamos algumas para você fazer em casa:
Não foram só os molhos americanos como o barbecue que caíram no gosto dos brasileiros, pois cada vez mais temos visto cortes tradicionais dos Estados Unidos aparecendo nas prateleiras dos mercados.
Mas de fato, quais as grandes diferenças entre os cortes nossos e os gringos?
Precisamente é uma questão cultural e em geral, nós temos equivalência brasileira para a grande maioria dos cortes importados que vemos, o que muda é a forma de preparar.
Por exemplo, o prime rib americano, corte macio e suculento, é a nossa bisteca bovina, e o ribeye é nosso filé de costela.
Agora, puxando um pouco para nosso lado, temos a picanha, que é essa delícia de suculência e maciez, e é totalmente brasileira, não tem nem equivalente americano.
Em todo caso, cada um desses cortes tem por particularidade aproveitar partes do boi de uma maneira que valoriza a textura da carne e também o sabor, portanto a nomenclatura é o menos importante, é mais para você fazer uma média no churrasco dizendo que trouxe uns cortes importados para brasa.
Agora, esse molho barbecue que você acabou de aprender, esse sim vai fazer uma baita diferença no sabor do seu churrasco, que vai ficar com sabor típico americano, independente do corte que você escolher.
Experimente e depois nos conte os resultados.
Bom apetite e bom churrasco.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…