Conheça hoje um pouco mais da história por trás desse macarrão que para gente é símbolo de praticidade, mas que na cultura japonesa simboliza a superação de tempos difíceis.
Aprenda também o passo a passo para um delicioso lamén de frango no melhor estilo dos animes famosos.
Boa leitura.
Acredita-se que o lámen seja original da China, mas atualmente é impossível desassociar o prato do Japão, devido ao impacto cultural e até a sua importância para que o país superasse tempos difíceis pós Segunda Guerra Mundial.
O lámen é tão difundido na cultura japonesa, que há séculos existem por lá pequenos restaurantes que só fazem esse prato.
É como se fossem as barraquinhas de cachorro quente ou os food trucks que temos no ocidente, mas por lá são estabelecimentos focados em oferecer lámen de vários sabores, incluindo o lamen de frango que veremos mais à frente.
O Macarrão instantâneo que a gente conhece bem é basicamente o lamen só que num formato ainda mais prático, e foi considerado a invenção mais importante do século XX pelos japoneses.
Isso porque, quando o país saiu derrotado da Segunda Guerra Mundial, houve grande escassez de alimentos e a fome assolou o país.
Momofuku Ando, o rei dos macarrões, foi o responsável por inventar um lámen desidratado que pudesse ser facilmente transportado e preparado apenas com água quente. Ele tinha o seguinte lema: “A paz está garantida quando não se está com fome”, e foi justamente pela produção em massa do seu Miojo como já era chamado na sua criação em 1958, que foi possível distribuir o alimento por todo país, ajudando na dura missão de acabar com a fome que assolava a nação.
Foi justamente isso que fez o prato ser um sucesso que rapidamente ganhou o mundo e foi considerado em votação popular a invenção mais importante do século XX pelos próprios japoneses.
Seja o lámen tradicional ou a versão instantânea, ambos são simplesmente macarrão, o que fará a diferença mesmo são os outros ingredientes que deixarão esse prato turbinado.
A nossa dica de hoje será o lamen de frango, mas você pode usar a criatividade e criar as suas versões.
Esse preparo pode ser feito com macarrão instantâneo ou até com espaguete, mas para ficar mais próximo ao original, é ideal usar o macarrão oriental ou o soba, assim terá um lamen mais fiel.
Enfim, vamos ao preparo:
Quem cresceu nos anos 90 sem dúvidas fez um mergulho na cultura japonesa através dos animes que passavam na TV por aqui.
Cavaleiros do Zodiaco, Yu Yu Hakusho e o mais famoso de todos, Dragon Ball Z, apresentavam um pouco mais da cultura do país nipônico bem como alguns pratos icônicos da cozinha japonesa, como o próprio lamen.
Por isso, aproveitamos a ocasião para trazer mais algumas receitas japonesas que aparecem nesses e outros animes para você saborear em casa enquanto assiste a esses clássicos da nossa infância.
Aquele bolinho de arroz em formato triangular que você já deve ter visto muito, é o famoso onigiri.
Essa delícia normalmente vem recheada de atum ou outro peixe e o sabor lembra muito o do niguiri, aquele rolinho de arroz que vem nas barcas de sushi.
O frango empanado frito ao estilo japonês é bem diferente de tudo que você já provou, pois tem uma crocância e um tempero bem suave.
É ideal que seja servido com arroz japonês, ou Gohan como é chamado, assim você terá a experiência completa de uma refeição nipônica.
Assim como existem os estabelecimentos de lamen, outra comida de rua popular no Japão são as barraquinhas de takoyaki.
Esse bolinho crocante é recheado com polvo, e é simplesmente uma delícia, facinha de fazer.
Capriche nos temperos para ter aquele gostinho característico da comida japonesa.
Todas essas receitas clássicas do Japão podem fazer parte de uma saborosa e colorida bentô.
Basicamente, o bentô é um marmitex japonês, normalmente servido naquelas bandejinhas com divisórias (que é bastante comum de vermos nos animes), e seu conteúdo pode ser variado, com sushis, sashimis, o próprio onigiri e karaage que mencionamos.
A única regra é montar um bentô visualmente harmônico e saboroso.
O lámen de frango, já é algo que deve ser saboreado sozinho, de preferência na tigela característica chamada de owan e com os palitinhos, os famosos hashis, assim sua experiência ficará completa, experimente.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…