Nosso país é famoso pela miscigenação cultural gigantesca devido a chegada de imigrantes de vários países ao longo dos anos. Isso se reflete bastante na nossa culinária, onde temos pratos e adaptações praticamente do mundo todo.
Porém, existem receitas que foram criadas originalmente aqui para serem parecidas a versões gringas, sendo o caso da torta alemã, uma sobremesa nacional, mas cheia de influência germânica.
Vem com a gente aprender a fazer uma deliciosa torta alemã na medida certa.
Boa leitura.
Apesar de ser de fato uma receita que foi preparada pela primeira vez aqui mesmo no Brasil, o nome torta alemã não é por acaso. Reza a lenda que quem criou este prato foi de fato uma cozinheira alemã que imigrou para o nosso país e com tanta saudade de casa resolveu adaptar um tipo de torta comum da sua terra natal.
Porém, devido às diferenças geográficas e culturais, a cozinheira teve de usar a criatividade e improvisar muitos dos ingredientes para tentar chegar num resultado parecido com o que se come na Alemanha.
Desse trabalho, surgiu uma torta muito cremosa, com massa crocante que foi batizada para homenagear a nacionalidade da criadora, e tem sido aprimorada desde então, chegando na versão que veremos hoje.
Esta é a versão testada e aprovada da torta alemã para você preparar e servir de sobremesa sem medo de ser feliz.
Confira o passo a passo:
Essa não é a versão definitiva da torta, pois com tempo, até este prato foi ganhando inovações, e algumas delas você confere abaixo:
A torta alemã tem a influência germânica, porém feita com toda nossa brasilidade. Nosso repertório de receitas está cheio dessas versões brasileiras que visam incorporar elementos de outros países de forma a criar pratos bastante originais e deliciosos.
Sendo assim, vamos apresentar mais alguns pratos cujo nome pode te dar uma outra impressão, mas acredite, são 100% criação nossas.
Também chamado de cacetinho, média ou filão, o pão francês apesar do nome é receita totalmente brasileira.
O motivo do nome que dá uma impressão errada, é que a inspiração original foi na baguete francesa que um nobre brasileiro comeu em Paris, e quando retornou pediu para seu cozinheiro tentar replicar algo semelhante.
O resultado foi o pão francês nosso de cada dia.
Esta talvez seja uma surpresa e até é compreensível a dúvida, porém o bife a parmegiana tradicional de muitos restaurantes, é uma receita brasileira, mais especificamente paulista.
O nome é basicamente uma referência do queijo parmesão utilizado nos primórdios do preparo.
Na Itália, você pode encontrar algo semelhante, porém o mais comum por lá é o preparo de berinjela à parmegiana, que aí sim remete a região de Parma, onde o prato surgiu.
O nosso delicioso bife com molho de tomate e queijo, é uma adaptação totalmente brasileira e convenhamos, maravilhosa.
Por fim, temos de sobremesa a torta holandesa, cuja a história é semelhante a da torta alemã, mudando apenas o país referência.
A versão de torta holandesa também leva cremes diferentes e é um pouco mais complexa que a alemã, em todo caso, também é uma versão brasileira que busca inspiração na cultura dos Países Baixos.
Então, tem versão brasileira de pratos de toda gastronomia mundial, e o surgimento dessas opções na maioria das vezes, vem de improvisos criativos de cozinheiros, o que ressalta como a cozinha se beneficia da experimentação.
Aproveite para experimentar o preparo dessa torta alemã e quem sabe criar uma versão totalmente sua.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…