Colocar coisas no pão é uma tradição de tanto tempo que nem tem como dizer com precisão de quanto tempo estamos falando. O próprio pão é um ingrediente milenar que é base para quase todas as civilizações e culturas do mundo, certamente uma das receitas mais importantes de toda a história, então é de se imaginar que os recheios dos primeiros “lanches” se é que dá para chamar assim, fossem bastante variados de acordo com a região.
Muito tempo depois da criação do pão e do primeiro lanche (que é impossível saber qual era), hoje temos um tipo de lanche que faz muito sucesso, principalmente quando o assunto é saudabilidade, dieta e comida leve: o wrap. Por isso, nós trouxemos uma receita de wrap vegetariano de legumes refogados para mostrar que lanche é com qualquer coisa e pela facilidade vai sempre ser uma ótima opção para vários momentos do seu dia!
Vamos à ela:
Essa receita fica deliciosa com molhos diversos, mas um que vale a pena testar é o molho de iogurte como nessa receita para comer com palitinhos de cenoura.
Esse link te leva diretamente para o carrinho de compras com a lista de ingredientes da receita!
“Wrap” em inglês, significa embrulho, ou embrulhar, e a ideia é usar o pão folha para envolver os ingredientes. Nada de muito inovador (ainda que dê toda a liberdade do mundo para experimentar diferentes recheios), certo?
Certíssimo, não tem nada de novo nessa ideia, que veio principalmente da Turquia, há muitos e muitos anos atrás e os EUA só copiaram a base da ideia para os recheios deles.
Mas então que lanche turco era esse?
O kebab é o popular churrasquinho grego, feito com carnes que cozinhavam em uma grelha vertical e giratória e depois eram servidos em espetos. Claro, com todos os sabores de temperos e carnes regionais da Grécia e da Turquia.
O Döner, que é a parte exclusivamente turca da história, é a transformação desse churrasquinho em um lanche,envolto pelo pão folha, muito comum na culinária árabe (vamos lembrar que a Turquia fica no centro da Europa e era o polo de mercados e feiras, ponto de contato de várias culturas), e complementado por legumes e folhas, além da coalhada seca, iguaria inestimável dos países árabes.
Por ser um centro cultural tão importante, era de se esperar que essa ideia genial de enrolar se espalhasse pelo mundo e conquistaria vários outros países.
Muitos outros lanches enrolados surgiram pelo mundo afora e o CyberCook trouxe as receitas deles aqui para você viajar o mundo com essas ideias ou criar as suas com uma base bem legal. O melhor de tudo é que todas elas, incluindo o Döner Kebab, podem ser vegetarianas como o nosso Wrap de Legumes Refogados.
Shawarma: esse lanche delicioso é a versão do kebab com ingredientes e temperos árabes. Já que emprestaram o pão, no mínimo merecem uma receita própria. Essa receita usa frango, mas a mais tradicional usa carne de cordeiro ou cafta, mas aqui a nossa sugestão é usar o falafel!
Burritos: já no México, o lanche enrolado é o burrito, que, na verdade, é o que mais se aproxima do nosso Wrap de Legumes Refogados, já que em vez do pão folha, usaremos a tortilha ou uma variante, como Rap10, por exemplo. Lá o recheio principal é o chili, que você pode fazer vegano com proteína de soja e abusar da guacamole também!
Wrap vegetariano na folha de couve: saindo dos clássicos, mas aproveitando a base, essa receita é também low-carb, além de vegetariana. Sem o pão folha ou tortilha, você usa a folha da couve, que é bem grande, para eliminar carboidratos e consumir ainda mais nutrientes.
Cone de pizza: sem uma invencionice brasileira não daria para terminar nossa lista, não é mesmo? Essa mistureba que alguém inventou é uma delícia e pode ser bem fácil de fazer em casa, além de também ter várias opções vegetarianas.
Independentemente da receita, o grande valor dos wraps é ser um lanche prático, rápido e que ainda te dá a oportunidade de aproveitar melhor seus ingredientes em casa. Esse tipo de carta na manga é essencial, e mais até do que comprar as tortilhas prontas, ter uma receita de massa pode ser ainda melhor.
No fim você vai economizar, se manter saudável e consciente com o meio ambiente com esse wrap vegetariano de legumes refogados. Isso sem falar que com um preparo básico você pode experimentar os sabores de todos os lanches dos quais comentamos nesse texto. Com o tempero certo você faz um shawarma, um kebab ou um burrito, quem sabe até no mesmo dia!
Crie o seu, divirta-se cozinhando e delicie-se descobrindo sabores da história do mundo!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…