A carne de porco é uma das mais versáteis na cozinha, com cortes famosos e deliciosos como a bisteca, que faz um belo virado, o pernil, que é protagonista de muitos natais brasileiros e, claro, a costelinha de porco, que ficou muito famosa com vários restaurantes servindo-a com molho barbecue.
Mas costelinha de porco é só com barbecue? Só para happy hours como esses restaurantes famosos fazem? Não! Esse corte é delicioso e te dá a oportunidade de usar a criatividade para fazer de diversas maneiras diferentes e sempre deliciosas.
Se você não conhece muito bem a costelinha de porco, dá uma olhada na matéria e veja se ela não encaixa no seu dia a dia!
O que você encontra nessa matéria
A costelinha de porco é uma boa opção porque você pode fazer de várias maneiras, mas tem que ficar de olho para não secar muito a carne, que tem sua parcela de gordura, mas merece cuidado.
Na panela você precisa selar a carne refogando-a um pouco antes de colocar a água para cozinhar. Pode fazer isso com azeite, cebola e alho picados até que tudo fique dourado (vale a pena também colocar uma folhinha de louro e alecrim). Tempere tudo com pimenta-do-reino e sal e coloque a água até cobrir a carne.
Se for na panela de pressão, 25 minutos devem ser suficientes para cada quilo de carne. Faça o mesmo processo de cima, sem cozinhar muito a carne durante o refogar.
Outra opção deliciosa é fazer sua costelinha de porco no forno, que, em comparação com a panela, deixa a carne mais suculenta. A regra é de 1 hora por quilo e a grande diferença de sabor para a panela é que aqui você consegue valorizar mais os acompanhamentos, enquanto na panela é o caldo.
Falamos dos tempos de cozimento por quilo, mas como saber quantos quilos eu preciso? Bom aqui a regra é de 300 a 400g por pessoa, já que boa parte do corte é osso (dá pra pensar que seriam de 150 a 200g de carne).
Pode sim e é até uma boa ideia. Carnes que têm gordura no meio costumam se portar muito bem no congelador porque quando são requentadas, continuam suculentas. A dica é esperar esfriar depois de cozinhá-la ou assá-la e só então congelar. Você pode deixar sua costelinha de porco no congelador por até 3 meses!
O acompanhamento mais famoso da costelinha de porco é o molho barbecue. Faça-a no forno ou churrasqueira e sirva com muito molho por cima!
Outra combinação muito comum e deliciosa é de costelinha de porco com quirera, uma papa de milho mais granulosa (quase que uma polenta rústica) e aí você pode tanto fazer com a costelinha inteira como desfiada também.
Podemos não perceber todas as vezes, mas muitas receitas de feijoada têm a costelinha de porco como uma das carnes mais presentes, principalmente aquelas que não tem as partes menos nobres do porco como pé e orelha.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…