Quem imaginaria que um prato com carne crua seria tão incrível? Os italianos imaginaram e criaram essa maravilha da cozinha chamada carpaccio, então vamos entender mais sobre esse prato e também a receita para um preparo delicioso.
Boa leitura.
A história por trás da criação do carpaccio se assemelha a outras receitas clássicas, como a do strogonoff russo que já falamos por aqui.
Reza a lenda que a Condessa Amália Nani Moncenigo, estava se tratando de uma forte anemia, e por indicação médica precisava de um prato que levasse carne crua bastante rica em ferro para combater a doença.
Foi aí que a criatividade do seu chef Giuseppe entrou em jogo, preparando um prato feito com carne crua cortada em fatias bem finas acompanhada com um molho à base de maionese, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta do reino.
O nome da delícia é uma homenagem ao pintor italiano Vittore Carpaccio, que nas suas obras de arte usava pinceladas de um vermelho bastante vivo, que muito lembrava o visual da carne no prato.
A receita mudou a forma dos italianos de consumirem a carne, pois ficou claro que era possível seu consumo crua. Aqui no Brasil, o carpaccio foi chegar só nos anos 70 pelas mãos de Massimo Ferrari que colocou o prato no cardápio do seu restaurante na cidade de São Paulo.
E agora, o CyberCook leva o carpaccio para sua casa com essa receita ótima.
Atualmente existem muitas variações do carpaccio, como o de salmão e até versões vegetarianas, mas para nossa receita de hoje optamos pelo tradicional, feito com carne bovina e bastante temperos.
Confira o passo a passo:
Hoje já é possível encontrar nos mercados a carne fatiada na espessura perfeita para o carpaccio, o que agiliza sua vida, então escolha em locais que você confia na procedência do produto.
Para as variações mencionadas da receita, separamos algumas abaixo para você experimentar:
Na época da Condessa Amália era absurdo imaginar o consumo de carne crua, ainda mais de forma saborosa.
O tempo passou e várias receitas começaram a conquistar certa notoriedade, mas ainda assim, para a maioria das pessoas é um desafio enorme comer carne crua, seja qual for o preparo envolvido.
Para mostrar que carne crua pode ser sim uma delícia, separamos 3 receitas icônicas para você experimentar ai na sua casa:
A popular iguaria da cultura japonesa consiste em fatias finas de postas de salmão, que podem ser servidas com molho shoyo apenas.
Vale ressaltar que há uma espessura ideal para um bom sashimi, pois a textura importa muito, então o corte deve ser feito da maneira correta, e claro, o peixe precisa ser de qualidade.
Do Japão para o mundo árabe, onde temos a receita do saboroso kibe cru.
Carne moída com o trigo, especiarias e ervas trazem um sabor típico do mediterrâneo para esse prato, que pode ser consumido com uma coalhada seca deliciosa.
Este com certeza é o maior desafio para quem não tem o hábito de consumir carne crua.
O steak tartare é uma iguaria de preparo bastante rebuscado, que leva filé mignon cru, temperado com um molho muito especial que penetra na carne deixando a saborosa e suculenta.
É uma experiência incrível comer um bom steak tartare e prepará-lo em casa pode ser um desafio, mas vale a pena tentar.
Por fim, a lição que fica é que com criatividade até carne crua rende pratos incríveis e icônicos. O carpaccio é um símbolo disso, pois foi criado para resolver um problema da Condessa e hoje é consumido no mundo todo, inclusive influenciado pratos em outras culturas.
Prepare essa delícia na sua casa e mande os resultados para gente.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…