O que vem na sua cabeça quando lê a palavra biscoito? Para chegar aqui você já deve ter uma ideia do que procura, mas “biscoito” por si só pode ser tanta coisa que é difícil falar de todas ao mesmo tempo. Até mesmo na grande discussão do que é biscoito ou bolacha.
Assim, o biscoito caseiro pode ser amanteigado, polvilho, cookie, arroz e por aí vai. Por isso, independentemente do seu biscoito, aqui a gente vai tentar falar de dicas mais gerais para fazer em casa e conseguir o melhor resultado do seu biscoito, seja para acompanhar o café da tarde ou até mesmo para vender!
Dá para dividir os biscoitos pelos ingredientes que levam na massa. Por exemplo, os amanteigados levam apenas farinha, fermento, manteiga e ovo. Já os de polvilho são feitos a partir do polvilho azedo ou doce, com óleo, água e ovo. O de maizena, é claro, feito com maizena, farinha e manteiga. Por fim, os americanos cookies levam principalmente a manteiga, o açúcar mascavo, a farinha e o leite.
Com o tempo e ação do ar, o biscoito caseiro tende a endurecer em alguns dias. Se o seu biscoito já é mais crocante então pode pensar em uns 3 ou 4 dias se for guardado em qualquer lugar (embalagens à vácuo preservam muito mais), se for dos mais fofinhos, então pode pensar em 6 ou 7.
Diferente dos outros biscoitos, o de polvilho tende a murchar quando o tempo passa, mas o tempo é igual ao dos outros e se for bem armazenado pode durar mais com a crocância. Uma prática que pode ajudar é escaldar o polvilho antes de colocá-lo na receita, ou seja, jogar em água fervente por um tempo curto.
Como dissemos, o tempo endurece o biscoito. Mas se o problema acontece na hora do forno, então provavelmente foi o tempo de forno e a temperatura. Para a maior parte dos biscoitos, é importante pensar que ele vai endurecer na hora de esfriar, então a hora de tirar do forno tem que considerar o pós.
Por isso costuma ser pouco tempo de forno! Respeite a sua receita e fique de olho na consistência!
Vai depender da sua dieta, claro. Se é uma dieta de gordura, o biscoito caseiro de polvilho ou de arroz, que precisam de menos gordura, é uma boa opção. Se a dieta é em relação a carboidratos, um biscoito com farinha integral ou então você pode fazer sua massa com amendoim! Que delícia, né?
Dá uma olhada nessa receita deliciosa de biscoito de queijo low-carb
Na verdade é o fato de ser industrializado que faz mal, já que os biscoitos recheados costumam ter gorduras processadas, saturadas e trans que não são boas para o organismo.
Mas é muito simples resolver isso: só fazer um brigadeiro ou ganache para rechear a nossa receita de biscoito caseiro. Faz o papel tão bem quanto!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…