Categorias
Cardápios

Biscoitos Amanteigados: crocância que derrete na boca

Para começar bem as festividades de fim de ano, temos esta receita de biscoitos amanteigados com aquele gostinho de infância.

Prepare essas delícias para os lanches e até para colocar em embalagens e dar como presente de natal, pois com certeza é algo que qualquer um vai amar receber.

Boa leitura.

Biscoitos Amanteigados

Delícia que derrete na boca

A principal característica de um biscoito amanteigado bem feito é aquela sensação suave na língua na qual a massa derrete na boca e ainda preserva aquele toque crocante.

Essa massa básica é muito antiga e tem ligações com o natal, pois eram os biscoitos mais servidos na época junto com os de gengibre. Inclusive na tradição europeia de deixar leite e biscoitos para o Papai Noel, eram os amanteigados que ficavam à disposição, por isso até hoje é uma ótima opção de presente para as festas de fim de ano.

Receita de Biscoitos Amanteigados

A nossa receita de biscoitos amanteigados leva 6 ingredientes básicos, que todos temos em casa e vão deixar a massa equilibrada em sabor e textura, por isso misture bem e respeite as medidas para chegar num resultado homogêneo pois assim as chances de sucesso do seu biscoito são muito maiores.

Enfim, sem mais delongas, vamos ao passo a passo dos biscoitos amanteigados.

Ingredientes

  • Açúcar 1 xícara (chá)
  • Farinha de trigo 3 xícaras (chá)
  • Fermento químico em pó 1 colher (sopa)
  • Manteiga 5 colheres (sopa)
  • Ovo 2 unidades
  • Margarina a gosto

Como fazer Biscoitos Amanteigados

  1. Misture todos os ingredientes com as mãos até formar uma massa homogênea.
  2. Com um rolo, abra a massa e corte no formato desejado.
  3. Coloque em uma assadeira untada e leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar.

Mais receitas de biscoitos

Acabando com a polêmica

A internet trouxe à tona uma das maiores rivalidades entre estados do Brasil que é a briga bolacha versus biscoito. Essa polêmica rende brincadeiras divertidas principalmente entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, cujas defesas de cada nome são mais acirradas.

No entanto, na prática, essa discussão não tem lado certo, pois é uma daquelas diferenças puramente regionais.

Os produtos derivados de farinha de trigo, com coberturas ou recheios podem tanto ser chamados de biscoito quanto de bolacha, portanto, a discussão para definir qual é o “certo” não tem previsão de fim.

Essas diferenças regionais são muito comuns num país tão miscigenado quanto o Brasil, onde misturamos culinária portuguesa, com indígena, africana e europeia. Por exemplo: a mandioca é chamada de aipim ou macaxeira dependendo do estado que você está, mas no fim se trata da mesma raiz saborosa.

Então, sabemos que a disputa bolacha vs. Biscoito é divertida, mas na prática o que vale mesmo é experimentar essa receita de biscoito amanteigado que derrete na boca e você pode fazer em casa. E como você será o dono da receita, pode chamar do que quiser.