A receita que não quer ser encontrada acabou sendo uma das mais adoradas no Brasil, fazer o quê? O escondidinho tem toda a graça do recheio “secreto” e ganha muitos pontos com o purê e o gratinado que servem de chamariz para olhos famintos. Uma receita simples, muitas vezes econômica e que rende bastante, então serve a família toda tanto no dia a dia quanto em datas especiais!
Mas você sabe de onde surgiu o escondidinho? Sem saber de onde veio, é difícil entender qual a receita certa, quais os ingredientes (por exemplo, se é com batata ou mandioca), se é muito calórico ou não e por aí vai.
Por isso mesmo estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e deixar apenas a água na boca para fazer um belo escondidinho!
Difícil dizer, porque o escondidinho se tornou um prato muito tradicional por aqui. Desde o século XVIII os ingleses fazem a famosa Shepherd’s Pie, que já tinha a ideia de empilhar carne moída ou desfiada (que podia ser de carneiro ou boi) e purê de batata.
Se for brasileiro, então é criação dos nordestinos (até hoje é uma das estrelas em qualquer lugar que você visite para comer nos estados da Bahia até o Maranhão), trazendo uma ideia parecida, mas mais saborosa com os ingredientes típicos brasileiros.
No fim essa pergunta vai depender muito do seu gosto pessoal, mas antes de determinar qualquer coisa você precisa experimentar o escondidinho original nordestino, que leva carne-seca (ou carne-de-sol), purê de macaxeira e como toque final espetacular, o queijo coalho para gratinar.
Ou seja, não tem melhor ou pior, mas tem o “mais certo”!
De qualquer maneira a cozinha é e sempre será democrática, então você pode fazer muitos tipos de receitas “escondidinhas”
Em muitos lugares a carne-seca é substituída por camarão ou então peixe, costela, frango, carne moída, atum, bacalhau, frutos do mar ou versões vegetarianas com legumes.
2 unidades de tomate picados e sem sementes
Isso sempre vai depender muito dos ingredientes que você utilizar, já que é uma receita tão versátil. Se você fizer um escondidinho vegano com purê de mandioquinha (sem a manteiga e o leite) e cenoura no recheio, é até um prato bastante saudável.
Se a sua dieta é de academia, você pode fazer esse escondidinho de batata-doce com frango e garantir uma boa parte das suas proteínas diárias!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…