Categorias
Dicas

Qual a verdadeira origem do escondidinho?

A receita que não quer ser encontrada acabou sendo uma das mais adoradas no Brasil, fazer o quê? O escondidinho tem toda a graça do recheio “secreto” e ganha muitos pontos com o purê e o gratinado que servem de chamariz para olhos famintos. Uma receita simples, muitas vezes econômica e que rende bastante, então serve a família toda tanto no dia a dia quanto em datas especiais!

Mas você sabe de onde surgiu o escondidinho? Sem saber de onde veio, é difícil entender qual a receita certa, quais os ingredientes (por exemplo, se é com batata ou mandioca), se é muito calórico ou não e por aí vai.

Por isso mesmo estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas e deixar apenas a água na boca para fazer um belo escondidinho!

Escondidinho

O escondidinho vem de onde?

Difícil dizer, porque o escondidinho se tornou um prato muito tradicional por aqui. Desde o século XVIII os ingleses fazem a famosa Shepherd’s Pie, que já tinha a ideia de empilhar carne moída ou desfiada (que podia ser de carneiro ou boi) e purê de batata.

Se for brasileiro, então é criação dos nordestinos (até hoje é uma das estrelas em qualquer lugar que você visite para comer nos estados da Bahia até o Maranhão), trazendo uma ideia parecida, mas mais saborosa com os ingredientes típicos brasileiros.

O escondidinho é melhor com batata ou mandioca?

escondidinho

No fim essa pergunta vai depender muito do seu gosto pessoal, mas antes de determinar qualquer coisa você precisa experimentar o escondidinho original nordestino, que leva carne-seca (ou carne-de-sol), purê de macaxeira e como toque final espetacular, o queijo coalho para gratinar.

Ou seja, não tem melhor ou pior, mas tem o “mais certo”!

Versões criativas

De qualquer maneira a cozinha é e sempre será democrática, então você pode fazer muitos tipos de receitas “escondidinhas”

Em muitos lugares a carne-seca é substituída por camarão ou então peixe, costela, frango, carne moída, atum, bacalhau, frutos do mar ou versões vegetarianas com legumes.

Receita de escondidinho de frango com mandioca

Ingredientes

Massa

  • 1 kg de mandioca cozida em água e sal
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de requeijão ou cream cheese

Montagem

  • 3 colheres (sopa) de queijo ralado
  • 200 gr de mussarela

Recheio

  • 2 unidades de peito de frango cozido e desfiado
  • 1 unidade de cebola picada
  • 1 colher (sopa) de óleo de girassol
  • 3 colheres (sopa) de molho de tomate
  • 1/2 xícara (chá) de azeitona verde
  • 1/2 xícara (chá) de milho verde
  • 2 colheres (sopa) de salsinha

2 unidades de tomate picados e sem sementes

Modo de preparo

Massa

  1. Pegue a mandioca cozida porém ainda quente, passe pelo espremedor de batata junte a margarina e misture.
  2. Junte também o requeijão e misture bem. Reserve.

Montagem

  1. Pegue um refratário unte com margarina, ponha um pouco da massa de mandioca espalhe bem e distribua todo o recheio de frango reservado.
  2. Pique algumas fatias de muçarela e ponha por cima do frango.
  3. Ponha o restante da massa de mandioca espalhe de novo e cubra com o restante das fatias de muçarela.
  4. Salpique o queijo ralado e leve ao forno por 15 minutos.

Recheio

  1. Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola até ficar transparente, junte o tomate picado, a azeitona, o milho, o molho de tomate, a salsinha, o frango e deixe refogar por uns 10 minutos, apague o fogo e reserve.

Escondidinho é calórico?

escondidinho vegano

Isso sempre vai depender muito dos ingredientes que você utilizar, já que é uma receita tão versátil. Se você fizer um escondidinho vegano com purê de mandioquinha (sem a manteiga e o leite) e cenoura no recheio, é até um prato bastante saudável.

Se a sua dieta é de academia, você pode fazer esse escondidinho de batata-doce com frango e garantir uma boa parte das suas proteínas diárias!

Veja mais matérias interessantes: