Quem era você na infância? Era o que rasgava o alumínio do ovo de páscoa, separava as duas metades e começava a comer os bombons que vêm no meio? Ou o que guardava o brinde e ia direto para a casca de chocolate? Cada geração tem a sua memória quando o assunto é ovo de chocolate e recentemente quem brilha na páscoa, e nas lembranças, é o ovo de colher.
O ovo de colher é tão bom que só metade é o suficiente! Quem faz ovo de chocolate para vender sabe bem disso. Sucesso de vendas e uma possibilidade enorme de recheios, ele funciona como uma ótima sobremesa para compor a sua mesa do almoço de Páscoa.
Para fazer um bom ovo de colher é preciso estar por dentro de algumas dicas. A casca de chocolate, por exemplo, não pode ser tão fina porque ela quebra no transporte, mas também não muito grossa. Vai atrapalhar na mordida. O recheio também precisa de equilíbrio para não ficar doce demais. Outros detalhes como conservação e ponto do chocolate também são importantes.
Bem, seja para presentear ou para vender nesta Páscoa, aproveite essa matéria e tire todas as suas dúvidas de como fazer ovo de colher.
Pode te surpreender, mas não pode! O frio muda a textura e o sabor do doce, que oxida e fica menos saboroso. Qualquer chocolatier ou confeiteiro vai dizer isso, então o ideal é não guardar sob refrigeração.
Mas, cá entre nós, quem prefere chocolate geladinho vai continuar colocando na geladeira e tá tudo bem. Além do que, antes chocolate gelado do que chocolate derretido, não é?
Assim como qualquer chocolate, deixe longe de fontes de calor ou sol e longe de outros produtos que podem dar cheiro, como frutas, carnes e etc. Como tem bastante recheio, isso ainda pode variar caso seja muito perecível – principalmente recheios com ovo ou laticínios.
Ué, chocolate, muito recheio, cobertura decorada, caixa de presente. Precisa de mais? A pergunta deveria ser “por que ovo de colher no lugar do ovo tradicional?” e a resposta para essa pergunta é:
O ovo de colher foca no recheio, o que pode ser um bônus gigante! A casca é a mesma, mas você ganha quando consegue uma harmonia de sabores. Não muito doce! Capriche na finalização. Use confeitos bonitos, raspas de chocolate ou até um docinho como brigadeiro ou beijinho.
Deu vontade? Então antes de falarmos sobre fazer para presentear ou vender, que tal entender de onde vem essa nova onda do ovo de colher?
Se não fosse de chocolate, você gostaria de receber um ovo feito com que material? Lá no século XII, o rei francês Luis VII criou a tradição de voltar das cruzadas com uma festa cristã com bastante ovo – não mexido, nem frito ou omelete. Eram ovos artísticos feitos de madeira, vidro e muitos outros materiais.
Até que os confeiteiros franceses decidiram esvaziar os ovos de galinha e preencher com chocolate.
Já o ovo de colher é uma tendência que surgiu entre 2010 e 2013 principalmente pelas mãos de confeiteiros artesanais ou caseiros.
Se essa galera tá fazendo dinheiro até hoje, porque você não pode fazer também?
Para que seu ovo não quebre no transporte ou quando for preenchido pelo recheio, é vital que você acerte o ponto do chocolate fazendo o processo de temperagem.
E não vamos ser muito detalhista aqui: basicamente o que você precisa é dar um choque térmico no chocolate para que ele cristalize no ponto certo – sem cristais de açúcar, por favor.
Quer entrar mais no assunto? A gente tem uma matéria só sobre temperagem. Dá uma olhada.
Como falamos, o recheio é o principal do ovo de colher. Então se você ainda não pensou em um recheio para fazer seu ovo, está na hora de ver algumas opções de receitas maravilhosas.
A embalagem é muito importante! Além de ser a primeira impressão – que é o que vale, não é? – também protege o recheio de dedos e colheres ansiosas. Se é para presentear ou vender, que seja uma caixa bonita e colorida, com fitas e a tampa preferencialmente transparente para que o recheio fique à mostra.
Fazer doces com chocolate é uma delícia e é super divertido. Aproveite a páscoa para fazer uma renda extra ou presenteie quem você ama!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…