Existem muitos pratos que lembram o natal e que o mundo divide como cultura. O peru, o tender e o romã, por exemplo, são comidas típicas que vários países costumam colocar na ceia do dia 24 e 25. Mas claro, com uma cultura e culinária tão nossa, nós temos os nossos próprios pratos preferidos e a farofa natalina é um desses.
Um prato que serve de acompanhamento para quase tudo, do arroz e feijão ao recheio do peixe na grelha ou, no caso da farofa natalina, do chester ou do peru. Se você costuma comprar sua farofa e veio aqui querendo mudar isso, saiba que não tem muito segredo para fazer uma boa farofa e que ela pode se adaptar ao que você e sua família gostam de comer na tão especial noite de natal!
Dá uma olhada no que você encontra nessa matéria:
Não só a farofa natalina, mas essas dicas valem para qualquer farofa. O primeiro passo é pensar com antecedência quais os ingredientes extras que vão na sua farofa e quais desses precisam de um preparo prévio. Por exemplo o bacon, que precisa ser frito antes para deixar um pouco de gordura na frigideira e dar muito sabor na farofa, (assim como o ovo, miúdos e por aí vai).
Outro ponto importante é escolher o tamanho da sua farinha. Existem três tipos, mas apenas dois são utilizados em variações da farofa natalina:
Como a ideia é torrar um pouco na frigideira durante o preparo, você decide se quer mais ou menos sabor de torra, escolhendo entre as duas opções.
Por fim, a principal dica de preparo: você quer passar o máximo de sabores para a farinha. Para isso você pode seguir alguns passos:
Pode seguir os passos da dica de cima, usando o bacon no lugar da manteiga. Porém, dependendo da proporção de bacon para farinha, vale a pena utilizar a farinha mais grossa, que aguenta mais umidade sem perder crocância e com isso pegar mais sabor de bacon.
Uma coisa que você nunca deve fazer, seja em uma farofa com bacon ou sem é tampar a panela. A farinha natalina, como qualquer outra, precisa ser crocante para que os ingredientes ou molhos do natal tenham um contraste legal.
Dá uma olhada nessas cinco sugestões antes da gente ir para a receita de farofa natalina:
Essa aqui utiliza todas as dicas citadas, mas coloca ainda os miúdos que normalmente vem junto com o peru e o chester (pescoço, moela, cloaca), mais moles, para contrastar com a crocância da farofa. Fica uma delícia!
Essa aqui, por exemplo, mistura ovo, azeitona e bacon em vez das frutas secas. O ovo e a azeitona também são um pouco mais macios e dão muito sabor à mistura.
Que tal pegar a farofa especial de natal ali de cima e acrescentar ainda o presunto picadinho e o milho em conserva? Ainda mais sabor com ingredientes simples, do dia a dia, que não encarecem a receita.
Se o natal é no Brasil, então vale lembrar que é a época mais quente do ano e muita gente aproveita para colocar ingredientes mais frescos na ceia, como o peixe. Para acompanhar um peixe com perfeição, a banana-da-terra é a sua melhor opção!
Como mostramos, a melhor farofa natalina é a com os ingredientes que você e sua família mais gostam. Mas aqui vai uma opção padrão deliciosa para você seguir:
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…