A ceia de natal tem muitos pratos principais para alimentar o monte de gente que normalmente aparece. Por isso, além de deliciosos, precisam render bastante e ter um preparo que combine com os outros (imagina um prato que pega o tempo de preparo de todos os outros?). No meio desses preatos especiais que servem a família toda está o seu melhor exemplo: o bacalhau. Esse peixe é um desses pratos essenciais na ceia de natal tanto pela tradição quanto pelo sabor, mas é de longe um dos pratos que mais geram dúvidas das pessoas. Então nada mais justo do que dicas para fazer um belíssimo bacalhau de forno.
Se você já fez bacalhau, continue com a gente para conferir mais dicas e variações da receita clássica. Já se nunca fez e tá com muita vontade de fazer bacalhau ao forno neste natal, esse texto tem tudo o que você precisa!
Dá uma olhada
A técnica mais importante para fazer bacalhau é a dessalga. Para isso você precisa de organização para deixar o peixe de molho por pelo menos 12 horas antes de cozinhá-lo, trocando a água de 6 em 6 horas.
Caso o tempo seja menor ou nenhum, você pode tentar cozinhar o peixe na pressão com água ou com leite, que ainda ajuda a amaciar a carne.
Você também pode comprar a posta já dessalgada, mas se quiser um guia completo de como dessalgar o bacalhau, com passo a passo, aqui está!
No mínimo 12 horas, trocando a água de 4 em 4 horas, mas a dessalga pode ser de 24h ou até mais. O importante é continuar trocando a água.
Com o bacalhau dessalgado, cortado e sem pele, é hora de cozinhar, ou no caso do nosso bacalhau de forno, assar. Se fôssemos colocá-lo na água, 10 minutos seriam suficientes, porém no forno o tempo é maior e a chance de ressecar também.
Por isso é essencial acompanhar o bacalhau de legumes que tenham água, como a cebola e o tomate quando for para o forno. Além de sugarem parte do sal do peixe, não deixam que ele resseque. Além deles, vale a pena embrulhar em papel alumínio, para perder ainda menos água.
Com isso feito, pode-se considerar de 15 a 20 minutos em fogo médio.
Considere de 150 a 250g por pessoa, ou uma posta para 4 a 6 pessoas.
Para cozinhar sim, para assar nem sempre e para colocar na churrasqueira, não precisa. O ponto é que a pele é a parte mais salgada do bacalhau e mesmo com a dessalga feita, pode desequilibrar sua refeição. Com isso em mente, se não quiser arriscar, tire-a sempre!
Para ficar ainda mais fácil e prático, trouxemos aqui uma sugestão de torta de bacalhau no forno, cremosa e super saborosa, que usa o bacalhau desfiado.
** Compre aqui essa receita deliciosa!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…