Como lavar e conservar cheiro-verde

As ervas frescas como o cheiro-verde são deliciosas e melhoram qualquer receita, o problema é que elas não se mantêm frescas por muito tempo e isso acaba nos fazendo perder muito, simplesmente por não armazenar corretamente.

Por isso, vamos dar as dicas práticas para lavar corretamente e depois armazenar o cheiro verde de forma adequada para durar por mais tempo.

Boa leitura.

Lavar é diferente de higienizar

Quando se trata de folhas essa é uma diferença muito importante, pois a durabilidade delas pode diminuir caso não sejam higienizadas corretamente.

Isso quer dizer que só passar uma água nas folhas não é o suficiente, pois várias bactérias e microorganismos só são eliminados através de uma higienização completa.

Hoje em dia já tem no mercado produtos específicos para higienizar saladas e frutas, porém é possível fazer uma solução caseira bem simples, com água sanitária diluída em água.

A proporção é 25 ml de água sanitária para cada litro de água, e você pode deixar de molho os alimentos por pelo menos 15 minutos para eliminar quase 100% das bactérias que causam a decomposição das folhagens.

Após isso, lave em água corrente mais uma vez e seque muito bem antes de armazenar.

No caso do cheiro verde, a melhor forma é fazer tudo isso, e depois de bem seco picar tudo muito bem, colocar num recipiente hermeticamente fechado ou embalagem a vácuo e levar para o congelador, dessa forma vai ficar muito tempo preservado e na hora de usar é só tirar e aplicar nas receitas.

Frescor por mais tempo

A técnica de congelar cheiro verde e outras ervas frescas na forminha de gelo já é utilizada há um bom tempo e além de manter o frescor do alimento, ainda facilita o uso na hora de cozinhar.

Os cubos podem ir direto para panela, assim derrete a água e já e fica apenas o tempero Porém temos uma dica bônus para deixar ainda melhor.

Essa é uma opção um pouco menos em conta, afinal azeite não é uma das coisas mais baratas, porém, se você congelar o cheiro verde com ele fica ainda mais saboroso, principalmente batendo no liquidificador antes, assim você tem praticamente um azeite de ervas para usar como quiser.

Também tem a possibilidade de congelar sem água, direto em sacos ou potes hermeticamente fechados, e isso é importante para minimizar as chances de formar cristais de gelo no meio das folhinhas de cheiro verde.

Na hora de usar, é fundamental deixar para aplicar bem na hora de servir a receita, pois se tirar antes e deixar descongelar, corre o risco do cheiro verde murchar e perder todo seu frescor.

Por fim, com essas técnicas você terá cheiro verde e outras ervas frescas por muito mais tempo, então se lavar bem, higienizando e armazenando adequadamente não tem erro.

Uma dica bônus que pode ajudar é pensar em uma hortinha vertical, pois ocupa pouco espaço na casa e você pode plantar ervas em vasos e assim tê-las sempre fresquinhas e à mão para usar.

CyberCook

Postagem relacionada

Jantar de Dia dos Namorados: receitas simples e deliciosas

O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…

2 anos atrás

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…

2 anos atrás

Maçã do amor, a receita dos apaixonados por festa junina

A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…

2 anos atrás

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…

2 anos atrás

5 vezes tilápia: receitas simples para fazer durante a semana

Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…

2 anos atrás

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…

2 anos atrás