Uma boa torta holandesa precisa ter bem equilibrada as camadas de biscoito, creme e de chocolate, para entregar aquele sabor maravilhoso a cada mordida.
Por isso, no conteúdo de hoje vamos trazer o preparo passo a passo para fazer essa sobremesa incrível, 100% brasileira, mas que ao final terá um toque de Holanda para incrementar.
Boa leitura.
Engrossando o creme de confeiteiro
Parte importante de uma torta holandesa é o creme de confeiteiro, ou pâtisserie que vai entre as suas camadas principais, pois precisa estar na consistência perfeita para segurar toda a estrutura de pé, pois queremos servir fatias lindas e firmes.
Para isso, alguns detalhes durante o preparo do creme são fundamentais para garantir o sucesso dessa sobremesa icônica, como escolher os ingredientes certos. Ovos frescos, leite integral de qualidade, fava de baunilha boa, farinha de procedência e chocolate saboroso, fazem toda diferença no paladar.
Falando especificamente do creme de confeiteiro, o segredo maior de sua consistência é acrescentar o amido de milho, pois ele é quem vai dar aquele aspecto quase que gelatinoso, além de deixar bem mais suave o sabor do seu pâtisserie.
Por fim, deixe o creme cozinhar até engrossar bem, porém sem parar de mexer em nenhum momento para não ter risco de empelotar nem de queimar.
Se você começar com bons ingredientes, já estará bem mais próximo de uma receita de sucesso, pois isso, aliado a uma boa técnica, é o suficiente para uma torta holandesa de encantar os paladares .
Portanto, vamos ao passo a passo:
Triture os biscoitos no liquidificador e reserve.
Já mencionamos por aqui em outra ocasião que a torta holandesa apesar do nome, é criação brasileira, com influência dos Países Baixos, porém, é interessante falar de quais influências são essas.
O creme de confeiteiro é bastante usado na Europa como um todo, com algumas variações em cada país, dependendo da necessidade. Por exemplo, na Inglaterra usam o creme anglaise, que é uma versão que não busca consistência e sim cremosidade.
Já na Holanda, a inspiração pode ser notada em outra receita, pois o biscoito stroopwafel, iguaria muito consumida por lá, lembra bastante o nosso biscoito maisena.
A principal diferença é que são recheados com uma mistura de melaço de cana ou mel, com açúcar mascavo, manteiga e canela, sendo servidos no café da manhã tradicional holandes.
Por isso, as tortas holandesas que fazemos aqui, levam os biscoitos no formato redondo, para ficar mais próxima aos stroopwafel e trazer para o prato esse ar de Holanda tão saboroso.
Experimente fazer a torta holandesa para sobremesa, de preferência sirva com stroopwafel de acompanhamento para concluir um intercâmbio gastronômico irresistível.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…