Bolo duro e seco é um castigo, mas é muito comum devido a descuidos bobos. O caminho para massa fofinha e molhadinha não é difícil, basta atenção ao passo a passo e ficar ligado em algumas dicas para resultado mais assertivo.
Separamos as dicas infalíveis para fazer o bolo fofinho e/ou molhadinho perfeito e ainda algumas receitas com passo a passo detalhado para não errar.
Boa leitura.
Antes de começar o preparo do seu bolo, deixe todos os ingredientes separadinhos ( o famoso mise em place) e fique atento a temperatura, pois essa faz muita diferença para o bolo crescer.
Os ingredientes secos como a farinha, açúcar e o fermento vão funcionar melhor se bem peneirados antes, pois isso elimina os grãos mais duros e deixa a mistura bem mais homogênea.
É importante misturar separado também, os secos e os molhados, principalmente o fermento, pois esse começa reagir em contato com líquido, por isso deve entrar mais ao final para funcionar com eficiência máxima.
Outra coisa que muitos negligenciam e faz com que a massa desande é o pré aquecimento do forno. Em geral, de 10 a 20 minutos pré-aquecendo é ideal para que o fermento aja pelo tempo determinado e a massa fique alta e fofinha.
Por fim, um truque pouco conhecido é o uso de amido, a famosa maisena, e basta substituir uma colher da farinha por uma de amido, que seu bolo vai ficar mega fofinho e não ficará seco.
Portanto chega de teoria e vamos para as receitas práticas onde você poderá aplicar essas técnicas.
Diferente das receitas salgadas a confeitaria tem como passe processos químicos bem ajustados, por isso é fundamental seguir à risca o passo a passo pois essas são receitas testadas e aprovadas pela equipe CyberCook, confira.
Um dos clássicos brasileiros mais amados é o bolo de cenoura, que em geral é bem simples, então seguindo a receita dificilmente terá erro.
Obviamente que a cobertura de chocolate é o que completa essa delícia, por isso não deixe de preparar.
Dá para ser prático e ter bons resultados no seu bolo usando o liquidificador, principalmente com essa receita infalível.
Esse preparo é um dos que leva uma colher de amido que é o caminho para deixar a massa alta e bem fofinha.
Não podia faltar o mais popular de todos, o bolo de chocolate, fofinho e muito molhadinho, do jeito que todo mundo ama.
A cobertura com leite condensado e amido fica muito cremosa e o que dá o charme nesse bolo é o granulado por cima para coroar.
O simples não falha, por isso apostar no bolo de fubá cremoso é um bom caminho para o sucesso.
Essa versão especificamente é zero lactose, ou seja, ideal para quem tem alguma restrição ao leite de vaca.
Para fechar temo um bolo de laranja bem cremoso, com uma calda diferenciada feita com açúcar de confeiteiro e o suco da própria laranja.
Essa calda deve ser feita em fogo baixo para não queimar e caramelizar bem o açúcar de confeiteiro.
Pronto, com todas essas dicas e receitas, você vai acertar nos bolos fofinhos e molhadinhos e poderá quem sabe fazer com outros sabores.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…