Foi-se o tempo em que o microondas era usado apenas para fazer pipoca e pratos básicos. Com a evolução dos fornos, recipientes e dos alimentos processados, ficou muito mais fácil fazer aquela comida requentada. O problema é que alguns pratos mantém o sabor, a consistência e os nutrientes se não forem requentados da maneira certa, podendo até liberar toxinas no processo.
O CyberCook preparou uma lista especial com as melhores opções sobre como esquentar e reaproveitar algumas das comidas mais frequentes no nosso dia a dia.
Use o micro-ondas. Use duas colheres de água por xícara de arroz e cubra o prato/tigela com uma toalha de papel. Esquente por 20, 30 segundos por xícara de arroz. No caso dos risotos ou receitas com arroz arbóreo, é melhor usar o forno, ou não terá um arroz soltinho. É importante deixar o arroz na geladeira de um dia para o outro: se ficar por muito tempo na temperatura ambiente, pode causar bactérias e intoxicação.
Para esquentar batata frita, use a frigideira, com óleo. O micro-ondas pode deixar sua batata murcha e borrachuda. No caso das batatas cozidas, é importante pensar na conservação delas antes de cozinhar. Elas precisam ir para a geladeira, não ficar em temperatura ambiente, ou podem incentivar o crescimento de bactérias. Depois de refrigeradas, corte-as ao meio, cubra tudo com um papel toalha e leve ao microondas em velocidade média.
O forno de pedra e o forno do fogão são opções rápidas, mas a frigideira conserva o gosto e a textura. Pré-aqueça a frigideira por alguns minutos, depois deixe cozinhando por mais cinco minutos. Se quiser usar o micro-ondas, coloque um papel toalha por baixo da pizza, para absorver a umidade. Aqueça a pizza por volta de 1 minuto, em uma velocidade mais lenta.
A resposta depende do molho. Se o macarrão não tiver molho nenhum, o mais recomendável é cozinhar em água fervente. No caso dos molhos, é melhor esquentar na panela com alguma mistura úmida que combine com o molho, como óleo, manteiga, leite, água ou molho de tomate. No microondas, a dica também é válida: adicione alguma mistura para não deixar o macarrão muito borrachudo. Também é recomendável cobrir o recipiente.
O micro-ondas é uma boa alternativa. Através dos tempos, houve uma crença popular de que reaquecer cogumelos facilitava a intoxicação, mas isso só acontece se os cogumelos não tiverem sido bem conservados na geladeira.
Depende da carne. O frango deve ser reaquecido no fogão, na panela. Carne enlatada pode soltar elementos perigosos. Carne de panela pode ser reaquecida no fogão, assim como a carne assada pode ir ao forno novamente (ou cozida). No caso da carne de porco, o mais recomendável é a panela ou o forno, mas o microondas também faz um bom trabalho desde que o porco tenha sido bem refrigerado antes.
Receitas com ovo frito podem ser reaquecidas no fogão e no microondas. Reaquecer um ovo cozido no microondas pode fazer com que ele exploda, devido à alta temperatura interna. Tanto o ovo cozido quanto uma receita de ovos mexidos podem trazer riscos ao ser reaquecidos, por causa de riscos como a salmonela.
Gostou das dicas? O CyberCook tem também uma matéria especial sobre como deixar a sua marmita mais bonita, caso você queira pensar em refeições práticas e deliciosas para requentar e levar com você.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…