Em um país que consome muito frango e adora um bom churrasco, é normal que a carne de porco não seja tão falada e consumida (é mais comum ouvir falar de bacon e pernil por si mesmos do que “carne suína” em si). Mas isso vai mudar, porque além de ser uma carne deliciosa e simples de fazer, ela tem combinações que ficam perfeitamente entre o frango e o boi, com o uso de frutas, molhos doces e outros preparos.
Se você não come muita carne de porco mas está pensando em fazer um belo pernil assado para o almoço ou para um momento especial, saiba que é uma das melhores opções de custo-benefício e praticidade!
Dá uma olhada no que você encontra nessa matéria:
O pernil é um dos maiores cortes do porco. Fica na parte de cima da perna, indo desde a junção com o quadril até quase o joelho. É uma carne que fica muito macia e aproveita de uma capa de gordura fina para ficar super suculenta!
Pernil assado é uma das melhores maneiras de fazer essa carne porque ajuda a derreter a gordura e tostar (as vezes até pururucar) a pele e as camadas mais superficiais. Isso tudo deixa o prato crocante por fora, mas muito macio e suculento por dentro. Como a carne de porco tende a ser um pouco mais neutra, normalmente vem acompanhada.
A principal dica é utilizar quase sempre um ácido para amaciar a carne. Suco de limão ou laranja e fatias de abacaxi são os mais comuns.
Tudo o que você não quer é que seu pernil assado fique ressecado, então deixe o calor no máximo em 200°C e calcule o tempo de 1 hora de cozimento para cada quilo de pernil. A dica é começar com papel alumínio e, no último terço do cozimento, tirá-lo para dourar sua carne.
A ideia é a mesma: você não quer queimar ou ressecar. Para isso, você vai querer brasa e não fogo alto, aí pode colocar o pernil marinado e com papel alumínio direto na brasa, mas por menos tempo do que no forno. Aí você tira o papel e aí sim pode colocar mais carvão para dar uma tostada na pele.
Outra ideia é fatiar e finalizar com fatias de abacaxi grelhado!
O pernil assado é simplesmente delicioso com ingredientes ácidos ou doces, por isso, no Natal, é comum que ele seja servido com uma farofa com frutas como a de banana ou com molhos como o de pêssego, laranja ou maracujá. Esse chutney de manga também fica uma delícia!
Desfie seu pernil e tenha uma infinidade de receitas deliciosas!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…