Maionese caseira é uma delícia, pois a gente pode dar o ponto preferido e ainda adicionar os temperinhos únicos para ter um sabor diferenciado.
O problema é que a maionese tem um preparo simples porém sensível, e o mínimo erro pode arruinar o seu condimento.
Mas calma, hoje vamos te explicar como corrigir esses acidentes de percurso e ainda uma receita de maionese à prova de erros.
Boa leitura.
Se sua maionese desandou, não precisa se desesperar e nem jogar nada fora, o primeiro passo é entender o que causou o problema.
Normalmente temos 4 causas mais comuns que estragam a preparação do condimento e para cada um,há uma forma específica de consertar, pois a maioria tem a ver com excessos e aí basta entendermos de proporção para fazer os ajustes.
Por exemplo, quando você coloca mais gordura do que ovo, verá que sua maionese fica muito líquida e até com bolinhas de óleo. Nesse caso, a correção é colocar mais ovo para balancear e ir ajustando até dar o ponto.
Por isso o processo certo é primeiro os ovos e depois o azeite, aos poucos, assim fica bem mais fácil de controlar o ponto.
Outro erro comum é usar ingredientes muito frios ou muito quentes, isso interfere na emulsificação dos componentes, então opte por usar sempre na temperatura ambiente.
O último erro mais comum é mais complicado de resolver, pois trata-se do uso de ingredientes de má qualidade, ou seja, ovos fora da validade, temperos que não estejam tão frescos ou mesmo alimentos de procedência duvidosa, tudo isso pode atrapalhar a sua maionese.
E lembrando que bons ingredientes não precisam ser caros, mas sim de boa qualidade, dentro do vencimento e de procedência que você pode confiar.
Procurando bem você consegue ótimos ingredientes por preços em conta e pode fazer uma maionese impecável.
Para não ter que se preocupar, basta seguir à risca esse passo a passo, pois essa receita já foi testada e aprovada e rende uma maionese no ponto certo de consistência e sabor.
Vamos à receita:
O mais legal da maionese caseira é que podemos incrementar com vários temperos e fazer criações únicas e cheias de sabor.
Por isso não precisa se contentar com a tradicional maionese branca e pode usar a criatividade para molhos incríveis. E para não te deixar sozinho nessa, temos algumas dicas para turbinar sua maionese.
Você pode começar simples, com essa versão de maionese temperada, que leva bastante ervas frescas, limão para dar uma acidez e pimenta do reino para abrir as papilas gustativas. É muito simples de fazer e deliciosa.
Outra versão clássica é a maionese verde, com muita erva fresquinha para dar cor, sabor e aroma para o prato. Nessa versão, use óleo de girassol de preferência, pois tem um sabor mais neutro que permite que o cheiro-verde brilhe nesse molho.
Enfim, para não deixar ninguém de fora, temos também uma prática e saborosa maionese vegana. Feita de couve flor, essa versão tem muita cremosidade, e além do limão, você pode apostar em outros temperos na maionese que fica um show.
Portanto, seguindo nossas dicas de receitas a sua maionese não vai mais desandar, e mesmo assim, se por acaso acontecer, você já tem as artimanhas para contra atacar, lembrando principalmente de se atentar às proporções e de usar bons ingredientes.
No mais, bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…