Qual o tempo de cozimento? Dicas para acertar o ponto de 7 alimentos!

Cozinhar é uma ciência que exige atenção e cuidado: dependendo do prato, a receita pode desandar facilmente. Cada alimento tem um tempo e uma medida certa para ficar no ponto.

Para te ajudar a não perder nenhuma receita e aproveitar o prato ao máximo de seu potencial, o CyberCook separou algumas dicas para você ficar por dentro do tempo de cozimento dos alimentos cuja preparação é mais comum. Confira!

1. Arroz: O tempo de cozimento do arroz costuma ser de 15 a 20 minutos, seja na fervura ou no vapor.

2. Feijão: Meio quilo de feijão leva de 20 a 30 minutos na panela de pressão, a depender de como você gosta da consistência do caldo. Na panela comum, é o dobro do tempo, de 40 a 50. Se você quer saber mais detalhes de como fazer feijão, leia nossa matéria especial.

3. Macarrão: Se você vai fazer um macarrão, o tempo de cozimento depende do tipo de massa. Para a massa de sêmola, sem ovos, recomenda-se cozinhar em água fervente por três minutos e deixar descansando, com o fogo desligado, por mais três minutos antes de escorrer. Na massa grano duro, recomenda-se seis minutos direto na água fervente.

4. Batata: Existem diversas formas de como cozinhar batatas. Na panela comum, leva de 25 a 30 minutos depois da água ferver. No vapor, de 30 a 40 minutos. Já na panela de pressão, leva de 10 a 15 minutos. Por último, o micro-ondas: 10 minutos, em potência alta.

5. Ovo: Na panela comum, de 4 minutos (gema mole) a 10 minutos (gema e clara dura). No vapor, o cozimento do ovo leva 6 minutos para ficar com a gema mole e o dobro do tempo, 12 minutos, para ficar com a gema dura. Já no forno, a 180 graus, ele leva de 20 a 30 minutos.

6. Milho: Na panela de pressão, leva 10 minutos cozinhando, mais o tempo da pressão sair sozinha depois de desligada a panela. Na panela comum, leva em torno de 1 hora.

7. Abobrinha: A abobrinha leva de 3 a 5 minutos para ser cozida na panela comum. No vapor, um pouco mais: de 4 a 6. Já no micro-ondas, ela leva de 2 a 3 minutos.

Gostou das dicas? Se você, por algum motivo, perder o tempo de cozimento e a receita desandar, o CyberCook te ajuda com um especial para salvar receitas que deram errado.

CyberCook

Postagem relacionada

Jantar de Dia dos Namorados: receitas simples e deliciosas

O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…

11 meses atrás

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…

11 meses atrás

Maçã do amor, a receita dos apaixonados por festa junina

A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…

11 meses atrás

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…

11 meses atrás

5 vezes tilápia: receitas simples para fazer durante a semana

Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…

11 meses atrás

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…

11 meses atrás