Um churrasco que se preze tem carne, linguiça, legumes, asinha de frango, pão de alho, farofa, vinagrete e peixe na grelha. Oi? Peixe na grelha? Sim! Se para você é muito diferente ter um belo peixe como protagonista do churrasco, saiba que esse texto pode mudar a sua concepção!
O peixe é mais leve, igualmente saboroso e combina muito com o sabor que o carvão e a fumaça trazem. Para os acompanhamentos além de vinagrete e farofa, aposte nos vegetais na brasa. Todos combinam perfeitamente com o peixe!
Já deu para te convencer a comprar peixe no próximo churrasco? Se não, você pode estar pensando que peixe é mais difícil de fazer, que não dá para ver o ponto na grelha ou que escolher na peixaria é um trabalho hercúleo.
Relaxa, vamos te ajudar com tudo isso!
O primeiro passo é escolher o melhor peixe para não desandar seu churrasco. A prioridade é que o peixe seja inteiro — não vale a pena pegar filé e mesmo as postas são os melhores cortes para esse tipo de churrasco.
Depois é seguir a lista que preparamos para você escolher um peixe bem fresquinho:
Você pode pedir para o peixeiro limpar e tirar as escamas, Mas, se quiser limpar em casa, faça um corte longitudinal na barriga e com os dedos puxe as entranhas. Passe uma água e pronto. Sem segredo!
Primeiro você decide se quer fazer um peixe de rio ou de mar. A diferença entre os dois é que os de rio são peixes mais gordurosos e têm sabor mais terroso, enquanto os de água salgada são mais leves e uma carne com menos gordura.
Boas escolhas de cada grupo:
Que tal dar uma olhada na peixaria online do Carrefour e ver se encontra esses?
Antes de ir para a grelha temos que temperar bem esse peixe. O básico – porém saboroso – é sal, alho e limão e com esses três você já vai ter um resultado delicioso. Porém, se você só tiver temperos mais relacionados à carne na sua churrasqueira, pode pensar em curry e páprica, chimichuri, que também vão bem. Só não esqueça de temperar o peixe por dentro também!
Outra ideia é rechear com uma farofa úmida.
A gente tem uma matéria com mais dicas para temperar peixes. Dá uma olhada aqui.
Como é de se imaginar, o peixe na grelha não deve ser feito igual às outras carnes. É mais delicado e jamais deve ser colocado em fogo alto, então deixe fazer brasa e coloque o peixe a uma boa distância da brasa.
Além disso, as carnes você consegue virar com o espeto ou pinça, mas o peixe não. Então é muito importante ter a grelha de peixe – aquela que fecha dos dois lados – lambuzada com azeite ou separar alumínio suficiente para enrolar bem e conseguir virar.
Seu peixe não tem escama, mas couro? Aqui essa informação faz diferença porque o couro vai proteger bem mais a carne do calor e temperos, então você tem que fazer talhos – cortes paralelos – no couro antes de levar à grelha.
O tempo padrão é de 8 a 12 minutos, mas isso vai depender muito do quão quente vai estar a sua brasa, então você pode fazer o teste da faca e espetar o peixe na grelha: se estiver macio, pode virar.
Já demos a letra lá em cima e qualquer um dos acompanhamentos clássicos do churrasco vai combinar com o peixe na grelha. Em vez de uma farofa tradicional com bacon, pode ser uma de banana da terra, se vinagrete não pode faltar, faça um coentro no lugar da salsinha.
A de farofa tá aqui
E aí, que tal colocar peixe no seu próximo churrasco?
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…