Bacalhau: como escolher bem e como substituí-lo em receitas

As datas comemorativas em que o consumo de peixe aumenta consideravelmente, como Páscoa e Fim de Ano, alavancam as vendas de pescados. No mercado e em peixarias, o consumidor encontra o peixe vendido inteiro ou em filés e postas. Prático e econômico, o pescado vendido já em filés e cortes facilita a ‘fraude’ em peixarias: ‘peixes falsos’ mais baratos, que são vendidos com o rótulo de outro peixe a um preço mais caro.

Neste momento de quarentena, o consumidor precisa ter atenção redobrada, pois não apenas pode cair no “golpe” do bacalhau falso, como também pode ter que precisar procurar “peixes substitutos”, caso não encontre o bacalhau no supermercado ou esqueça de abastecer a dispensa.

Para te ajudar a preparar seu almoço de páscoa, o CyberCook separou dicas para reconhecer o verdadeiro bacalhau e alguns peixes para substituir o bacalhau na sua refeição, se for o caso.

Bacalhau original

O bacalhau, peixe de maior consumo durante a Páscoa, é mais fácil reconhecer. Apenas duas espécies é considerada o bacalhau verdadeiro: Gadus Morhua e Gadus Macrocephalus. Mesmo vendido em pedaços, no rótulo deve constar a origem, o nome e as especificações. Outros peixes são vendidos como bacalhau, mas não são. Os peixes Zarbo e Ling são peixes tipo bacalhau e não bacalhau tipo Ling ou Zarbo, como é erroneamente vendido.

Outra dica que ajuda na compra do bacalhau inteiro é a coloração: o bacalhau verdadeiro tem uma coloração marrom acastanhado, com pintas, e cauda reta. Já os peixes salgados tipo bacalhau tem coloração acinzentada e cauda bifurcada, tipo ‘sereia’.

Peixes em filés

Já as outras qualidades de peixes vendidas em filés e até congeladas são mais difíceis para o consumidor leigo diferenciar. Caso você não entenda muito das diferenças de peixe, dê preferência sempre por comprar o peixe inteiro e mandar cortar no hora em filés e postas. Certifique-se também em comprar sempre em supermercados de confiança, com higiene e qualidade garantida.

Substitutos do bacalhau

Além do bacalhau, existem outros peixes que podem servir como um bom substituto para o bacalhau nas receitas, com consistência e sabor parecido. É o caso da merluza, linguado e tilápia. A sardinha, enlatado muito popular durante a quarentena, também rende uma bacalhoada deliciosa.

Conheça receitas substitutas do bacalhau:

“Merluzada” – bacalhoada falsa de merluza

Falsa bacalhoada de tilápia

Falsa bacalhoada com filé de pescado

Bacalhoada de sardinha

CyberCook

Postagem relacionada

Jantar de Dia dos Namorados: receitas simples e deliciosas

O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…

11 meses atrás

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…

11 meses atrás

Maçã do amor, a receita dos apaixonados por festa junina

A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…

11 meses atrás

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…

11 meses atrás

5 vezes tilápia: receitas simples para fazer durante a semana

Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…

11 meses atrás

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…

11 meses atrás