O tabule é uma receita árabe que combina tudo que uma alimentação saudável pede: equilíbrio, praticidade no preparo e sabor, com um extra que a culinária árabe adora colocar na comida: a refrescância!
Seja aqui ou no Oriente Médio, o tabule é uma receita perfeita para quem leva salada na marmita – e sempre acaba amassada, ou então para quem quer um preparo dentro da dieta. Muito versátil, dá para usar o tabule em muitas situações diferentes e é por isso que trouxemos todas as dicas, curiosidades e variações das receitas desse prato árabe para você lembrar dele todo dia!
Quer saber quais são os dois ingredientes principais que fazem o tabule render tanto enquanto é super-refrescante? A gente mostra!
A história do tabule é muito curiosa, além de significar muito para a cultura árabe, principalmente dos libaneses. Nós temos uma matéria bem completa que fala mais sobre como surgiu a palavra tabule, dá uma olhada aqui!
Você já fez vinagrete? Os ingredientes desse acompanhamento indispensável em um bom churrasco são a cebola, o tomate, a salsinha e, claro, o vinagre ou suco de limão. O tabule é mais ou menos isso, mas com o toque da culinária árabe que faz dele um prato muito mais completo do que o simples vinagrete.
Os ingredientes chave são o trigo sarraceno e o hortelã, assim como no quibe!
Se ao ler “trigo” você está pensando em colocar farinha no seu tabule, saiba que o trigo sarraceno é uma semente bem diferente do grão que vira a nossa farinha, mas que também pode ser utilizado para bolos, tortas, pães e salgados!
Nós falamos que o tabule entra em qualquer dieta, não foi? Pois bem, o primeiro exemplo no qual ele entra é a alimentação sem glúten, já que o trigo sarraceno não tem esse composto de proteínas – assim como nenhum dos outros ingredientes – problemático para muitas pessoas.
A hortelã, ou menta, é o grande símbolo da refrescância: balas, drinques, doces e até no creme dental. É por isso que esse ingrediente é ótimo para colocar em saladas no geral, trazendo ainda mais leveza e sabor para essas receitas cheias de ingredientes salgados, amargos, gordurosos e até doces.
Veja algumas ideias de saladas com hortelã
O problema, e quem compra hortelã sabe, é que um maço dessa erva dura muito pouco tempo. Então como fazer para armazená-la? Fácil:
Esse prato árabe deveria estar cogitado na sua organização semanal. Por quê? Porque essa receita que trouxemos fica pronta em 30 minutos, mas 20 desses é só o molho do trigo, ou seja, fica pronto em 10 minutos!
Isso sem falar que o tabule combina muito bem com quase todos os tipos de saladas e com comida árabe como o kibe, outra ótima escolha para a sua marmita. Como se não bastasse tudo isso, ainda é um preparo saudável, leve e que traz saciedade, já que o trigo sarraceno traz mais peso.
Que tal uma sugestão de marmita que vai render a semana toda?
Já mostramos que a nossa receita da vez pode ser consumida por quem tem restrições ao glúten, mas o tabule também é vegetariano e vegano e combina com a maior parte dos pratos dessa dieta!
“Ah, mas a minha dieta é para emagrecer”. Nossa receita tem só 140 calorias em 6 porções!
E você ainda pode fazer a combinação com a nossa receita de kibe vegetariano de abóbora simplesmente delicioso!
O que está esperando para preparar seu tabule?
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…