Hoje você conhecerá um pouco mais das maravilhas e dos benefícios do cupuaçu, essa fruta amazônica tão usada na culinária local e até no mundo dos cosméticos.
Claro que não pode faltar uma bela receita para você aprender, e a escolhida foi a mousse de cupuaçu, uma explosão de cremosidade com aquele sabor amazônico inconfundível.
Boa leitura.
No Amazonas o cupuaçu faz parte do dia-a-dia dos nativos, principalmente na culinária onde aparece em forma de sucos, sorvetes, cremes, balas, tortas, bolos e até na mousse que vamos fazer hoje.
Por ser tão utilizada na cozinha, na estética e até na saúde, por lá chamam o cupuaçu de super fruta, por ser também muito nutritivo.
Rico em vitaminas A, C, aminoácidos, fósforo, fibras vitaminas do complexo B e antioxidantes, o cupuaçu é amplamente utilizado para produção de cosméticos para pele e cabelos, sendo responsável por bons resultados também nesta área.
Mas vamos focar hoje nas maravilhas que essa frutinha deliciosa de polpa branca é capaz de entregar na cozinha.
Inclusive além da sua polpa é possível obter chocolate utilizando suas sementes, ou seja, não tem desperdício com o cupuaçu.
Vamos começar primeiramente com a mousse de cupuaçu, pois uma das suas características mais apreciadas está na cremosidade inigualável da sua polpa.
Essa é uma versão da receita bem simples e prática para não cometer erros.
Você vai precisar de 4 ingredientes apenas e de preferência um cupuaçu de qualidade e nativo da região para ter aquele sabor intenso da fruta.
Enfim, chega de papo e vamos ao passo a passo:
Aproveite para usar o cupuaçu em outros preparos, ou mesmo turbinar essa mousse com alguns acréscimos, como as sugestões abaixo:
Como dissemos na receita da mousse, uma das maiores vantagens do cupuaçu na cozinha é a cremosidade de sua polpa, que permite transformar receitas tradicionais e pratos únicos com uma textura diferenciada.
Portanto, vem aprender alguns preparos típicos do norte, onde o cupuaçu brilha absoluto.
Juntamos dois pratos muito consumidos na região, a tapioca e cupuaçu para fazer um pudim totalmente diferente de tudo que você já viu.
Como um bom pudim, esse preparo nem precisa de forno, só um pouco de paciência e seguir bem o passo a passo.
O resultado é um pudim firme, super cremoso e com o sabor único do cupuaçu, experimente essa sobremesa e não vai se arrepender.
Essa é uma receita muito tradicional da cidade mais ao norte do país.
A torta Oiapoque leva muitos dos sabores típicos do norte como a castanha do Pará e o cupuaçu, além de uma bela dose de cachaça que ajuda a realçar todos os sabores do creme.
Isso tudo vai recheando uma massa amanteigada crocante porém bem suave, que deixa essa torta muito equilibrada e saborosa.
E para aplacar o calor amazonense, não pode faltar um sorvete de cupuaçu, que por lá é consumido aos montes.
Com essa receita, você poderá fazer um desses na sua casa, como todo sabor e cremosidade do cupuaçu, num sorvete que ainda leva leite de coco, cujo o paladar harmoniza muito bem com a fruta amazonense.
Esse é um ótimo sorvete para servir com açaí, experimente.
Agora que você conhece um pouco mais das maravilhas do cupuaçu, é hora de experimentar essa belezinha, e nada melhor que essa mousse prática com 4 ingredientes para começar.
Experimente e nos conte o que achou dessa fruta que é a brasilidade materializada.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…