Alimento que ajudou os desbravadores a conhecerem mais do território brasileiro, tem muita história por trás da sua criação, e também tem muito sabor para você.
Hoje nossa receita será o clássico feijão tropeiro e todo seu impacto cultural.
Boa leitura.
Ainda na época do Brasil colônia, as regiões onde hoje são os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, estavam num processo de expansão frenético impulsionados pelas descobertas de minas de ouro, agricultura crescente e a imigração de outros povos para cá.
As atividades comerciais da época ficavam por conta dos tropeiros, que buscavam fazer essa integração das regiões para desenvolver um cenário econômico mais forte e produtivo.
Lembremos que nessa época as viagens eram feitas a cavalo e carroças e demoravam muito mais tempo, então esses tropeiros tinham que acampar ao longo do caminho, e nessas horas é que tinham que se virar para cozinhar algo gostoso e que desse a sustança para seguir a peregrinação no dia seguinte.
Para facilitar, esse tropeiros transportavam suas comidas todas em pedaços, então as carnes curadas já iam em cubos, junto com a farinha e o feijão fradinho, então foi numa dessas viagens que notaram que essa mistura era incrível, e assim começava a surgir ali a iguaria que conhecemos como feijão tropeiro.
Até hoje o feijão tropeiro é sinônimo de receita farta, repleta de ingredientes e temperos, e diferente do que acontecia antigamente, atualmente o prato não é mais um improviso e sim um trabalho delicado que equilibra o sabor forte das carnes com a textura do feijão e da farinha para entregar uma delícia cheia de sabor que ainda mantém aquela sustança que deu energia aos tropeiros desbravadores.
Portanto, é hora de preparar essa maravilha aí na sua casa, então vamos ao passo a passo:
O feijão de corda também chamado de feijão fradinho, é aquele grão na cor branca que sem dúvida tem como aparição mais marcante o seu uso no feijão tropeiro que acabamos de citar.
Mas na verdade, esse feijão é muito versátil e você pode usá-lo em inúmeros preparos do seu dia a dia, até para poder variar de vez em quando com o tradicional feijão carioquinha.
Além de ser tão nutritivo quanto o feijão carioquinha, o fradinho é bem menos calórico, por isso se torna uma opção ótima para quem está buscando uma alimentação mais balanceada.
As formas de preparo são várias, porém se você não tem muito costume de comer esse feijão de corda, sugerimos começar por uma receita super leve e saborosa que é a salada de feijão fradinho com pimentões.
Essa delicia é uma ótima opção para conhecer mais do sabor e principalmente da textura deste feijão, num preparo refrescante que pode ser acompanhamento para assados em geral.
Experimente colocar o feijão fradinho no seu dia a dia para variar com o feijão tradicional, e numa ocasião especial, explore o potencial máximo dele fazendo um recheado e encorpado feijão tropeiro com tudo que tem direito.
Bom apetite.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…