Conheça a verdadeira Falsa Bacalhoada

O título parece confuso, mas calma, nós vamos explicar! Sabemos que a bacalhoada é um prato bastante apreciado, mas que não é preparado com muita frequência.

Primeiro, porque o bacalhau é um peixe sazonal, com maior disponibilidade nos meses de março e abril, que é quando ocorre a Páscoa, e nos meses de novembro e dezembro, pois também está ligado às festas de final de ano. 

Além disso, o bacalhau é um peixe com um custo mais elevado, podendo inviabilizar o preparo da bacalhoada para muita gente. Por isso, a solução é aprender a preparar a nossa Falsa Bacalhoada, uma forma prática e acessível de comer um dos pratos mais tradicionais da sexta-feira santa. 

De quebra, também trouxemos algumas curiosidades sobre o bacalhau que provavelmente você não sabia.

Bacalhau não é um peixe

Tem um dito popular brasileiro que é repetido principalmente por quem é das antigas, que quando querem se referir a algo inusitado ou pouco visto, dizem o seguinte: “isso é igual cabeça de bacalhau, dizem que existe, mas eu nunca vi”.

Isso porque, o bacalhau não é um peixe de fato, e sim o modo de preparo que utiliza um processo de salga e secura.

Mas não se engane achando que basta pegar qualquer tipo de peixe e botar no sal que vira bacalhau, pois segundo a legislação brasileira, apenas 3 espécies são consideradas verdadeiramente como bacalhau. São elas:

  • Gadus morhua
  • Gadus macrocephalus
  • Gadus ogac.

Essa espécie de peixe de água salgada é muito presente na costa da Noruega, que é de onde os portugueses buscavam no século XV e faziam o processo de salga e secura que ficou famoso no mundo todo e chegou ao Brasil.

Ou seja, o verdadeiro peixe é da Noruega e o verdadeiro preparo é de Portugal, então temos um prato binacional, mas que também possui um toque nosso que dá toda a cara do Brasil ao prato.

Agora, depois de falar tanto do que é considerado como o verdadeiro bacalhau, vamos enfim falar da nossa delícia, a falsa bacalhoada.

Espírito de páscoa o ano todo

O nome “Falsa Bacalhoada” é uma brincadeira, que faz apenas uma alusão ao prato original. A ideia é utilizar a base de preparo de uma bacalhoada, com os temperos, cebolas, pimentões, batatas e muuuuuuito azeite (pode caprichar sem medo) e substituir o bacalhau por outros tipos de peixes mais acessíveis, como merluza, tilápia e acredite, há quem faça até com pirarucu.

O ponto é que esses outros peixes estão à disposição praticamente o ano todo e são bem mais em conta para todos os bolsos, sem falar que a falsa bacalhoada tem um preparo bem mais simples, pois não tem a etapa de dessalgar o peixe, comum quando se usa o bacalhau tradicional.

Nós recomendamos a receita de Falsa Bacalhoada que utiliza a merluza, que está disponível no nosso site, com um passo a passo simples e direto, para não ter erro no preparo, mas fique livre para testar outros peixes. 

A única recomendação que queremos deixar, é que você opte por filés sem espinhas, porque não é agradável comer com a preocupação de se engasgar com algum ossinho indesejado..

Ah, aproveite para assistir a receita de Falsa Bacalhoada no canal do CyberCook no YouTube! É um vídeo rápido, com um pouco mais de um minuto, de encher os olhos e aguar a boca.

Confira nosso vídeo:

E uma dica final, aproveite que ainda falta um tempinho para a Páscoa, e vá treinando a falsa bacalhoada para surpreender naquele almoço especial em família.

Divirta-se na cozinha e bon appétit!

Aproveite e conheça algumas receitas

CyberCook

Postagem relacionada

Jantar de Dia dos Namorados: receitas simples e deliciosas

O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…

11 meses atrás

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…

11 meses atrás

Maçã do amor, a receita dos apaixonados por festa junina

A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…

11 meses atrás

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…

11 meses atrás

5 vezes tilápia: receitas simples para fazer durante a semana

Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…

11 meses atrás

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…

11 meses atrás