A gente fala muito de praticidade por aqui porque essa é uma das vertentes mais importantes da culinária do dia a dia. E se pensarmos bem, uma boa parcela dos pratos mais famosos foi criada com a intenção de ser prático, rápido ou econômico. É por isso que a receita mais acessada do CyberCook há muito tempo é o macarrão na panela de pressão.
“Ah, mas já é tão fácil fazer macarrão, porquê colocar na pressão?”. Sabemos que encher um panelão de água e deixar ferver pode demorar alguns vários minutos, isso sem falar que muitas vezes você ainda vai ter que misturar o molho à parte e sujar outra panela, então com o macarrão na panela de pressão nós temos ganho de tempo, praticidade e menos louça suja!
Como dissemos, muitas ideias surgiram para equilibrar sabor e praticidade, então entre o miojo e o macarrão tradicional, você encontra o macarrão na panela de pressão.
O que você encontra nessa matéria?
O importante é ser prático e rápido, mas você não quer errar no ponto só porque não pode ir experimentando. Então a principal dica é calcular de acordo com o tempo de cozimento indicado na embalagem do macarrão. Algumas massas frescas precisam de pouco tempo (entre 5 e 7 minutos), já as integrais e mais duras podem ir até 9 minutos.
A regra é pensar em três vezes menos tempo, ou seja, uns 2 minutos para as massas mais moles e por volta de 3 para as mais duras. Sob qualquer dúvida, vá sempre para menos tempo, porque se ficar duro você pode cozinhar mais um pouco com a panela aberta e ir experimentando. Se ficar muito mole, já era.
Já sobre a praticidade, você quer um molho já preparado (ou pronto industrializado) para colocar junto do seu macarrão na panela de pressão. Nada de sujar uma menor! E aqui você tem uma variedade enorme de temperos e ingredientes, dá uma olhada:
Ambas as proteínas funcionam muito bem na pressão. O frango que acaba até se desfiando sozinho e a carne moída que também se beneficia. Claro, é importante que já estejam previamente temperadas e cozidas, mas isso você faz na mesma panela e aproveita para deixar o gostinho para a massa.
Essa receita aqui é feita com a nossa adorada linguiça calabresa, mas também funciona com a toscana se ela estiver desconstruída (tirada da pele e amassada, por exemplo). Para temperar o molho vermelho é uma combinação sensacional que lembra o clássico ragu italiano.
Outra ótima ideia é colocar queijo para derreter junto com o molho, e o que melhor do que o presunto para acompanhar um queijo derretido e o macarrão? Fácil, econômica e deliciosa!
** Quer comprar essa receita na mesma velocidade e praticidade? Tá aqui!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…