Como congelar ervas para o seu tempero

Os temperos são importantes aliados na cozinha que usamos para dar um novo sabor e aroma para diversas receitas. Existe uma grande variedade de temperos, como os temperos em pó que compramos, e cada um deles precisa de um tipo de cuidado diferente.

É o caso das ervas que usamos na cozinha, como coentro, manjericão, alecrim e hortelã. Como são ingredientes que usamos em pequenas quantidades a cada receita, é possível guardá-los para utilizar várias vezes!

Para te ajudar na conservação das ervas, o CyberCook separou algumas dicas de como congelar temperos.

1. Antes de tudo, a higenização: use 1 colher (sopa) de água sanitária para 1 litro de água. Deixe as ervas de molho por dez minutos e enxágue em água corrente. Procure água sanitária simples, sem alvejante na composição.

2. Algumas ervas podem ser congeladas na forminha de gelo com água. É o caso do manjericão, alecrim, hortelã, sálvia, salsinha e cebolinha. Basta picar a erva e colocar nos cubos com um pouco de água. O “cubo” pode ir direto para a panela quente, derretendo a água e restaurando o frescor do tempero.

3. As ervas também podem ser congeladas com algum óleo, como o azeite de oliva. Pique bem a erva e coloque no liquidificador com óleo (utilize 1/3 de xícara de óleo a cada xícara de erva picada). Bata por alguns segundos e coloque na forma de gelo.

4. Você também pode colocar os cubos congelados em um saco plástico, com fechamento hermético (que impede a entrada de ar). Assim, as formas de gelo ficam livres de novo em vez de armazenar o tempero por meses.

5. Hortelã, manjericão, salsinha e cebolinha podem ser congelados diretamente em sacos plásticos. No caso da salsinha e cebolinha, devem ser picadas antes de ir para o freezer, enquanto hortelã e manjericão podem ser congelados com as folhas inteiras.

6. Você pode congelar ervas na manteiga. Coloque um tablete de manteiga em temperatura ambiente e misture a erva picada com a manteiga. Depois, embrulhe o tablete com um papel-alumínio ou papel manteiga, usando uma colher. Coloque a manteiga na geladeira e, depois de endurecida, no freezer em um saco hermético ou pote de plástico. Quando quiser usar, você pode descongelar, derreter a manteiga na panela ou até mesmo passar a manteiga no pão.

Confira também nossa matéria especial sobre como congelar e descongelar alimentos e as dicas de 5 temperos para você experimentar.

CyberCook

Postagem relacionada

Jantar de Dia dos Namorados: receitas simples e deliciosas

O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…

11 meses atrás

Comidas de São João: conheça a história das delícias juninas!

A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…

11 meses atrás

Maçã do amor, a receita dos apaixonados por festa junina

A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…

11 meses atrás

Comidas juninas low carb: versões saudáveis dos pratos de São João

O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…

11 meses atrás

5 vezes tilápia: receitas simples para fazer durante a semana

Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…

11 meses atrás

Como fazer Waffle na Sanduicheira (Isso mesmo, não escrevemos errado!)

Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…

11 meses atrás