Com tantas atividades para fazer em casa, não é todo dia que conseguimos preparar uma refeição do zero. As vezes acabamos negligenciando nossa alimentação, pedindo comida fora ou preparando algo industrializado semi-pronto, apenas pela praticidade, mas não precisar ser sempre assim.
Você lembra do meal prep? Esse tipo de preparação antecipada só precisa que você selecione o dia e o horário para cozinhar seu cardápio semanal, e agora chegou a vez de aprender como congelar e descongelar toda essa comida da semana. Parece bem fácil congelar comida: só colocar no congelador e pronto, mas, na verdade, alguns cuidados são necessários antes e depois desse processo. Será que você faz da maneira correta? Confira nossas dicas e armazene direito seus alimentos!
Antes de tudo, higienize muito bem os alimentos. Esse passo é fundamental para ter certeza que tudo que está indo para o freezer está em bom estado e permanecerá assim. Tente, sempre que possível, separar tudo em porções. Dessa forma, você não descongela mais do que o necessário e evita desperdício.
Alimentos limpos e fracionados, é hora de ver como armazenar. O ideal são potes herméticos e sacos fechados à vácuo, mas como isso nem sempre é possível, você pode utilizar potes de vidro ou plástico, que fechem bem a tampa. Os sacos herméticos também são uma boa opção, pois são fáceis de encontrar e você consegue armazenar sopas, carnes, vegetais ou algum outro alimento de forma plana e achatada, que é uma posição que facilita na hora de congelar e descongelar.
Mas fique atento que nem todo alimento pode ser congelado da mesma forma! Legumes e folhas, por exemplo, passam pelo mesmo processo de higienização e separação, mas passam depois pelo branqueamento. Esse método consiste em colocar os alimentos em água fervente por alguns minutinhos e, logo em seguida, colocá-los em água bem fria, com gelo mesmo, pelo mesmo tempo. Isso serve para matar bactérias e manter os nutrientes. Em seguida, já pode secar e congelar! Porém, nada de colocar comida quente direto no congelador, heim? É preciso ter paciência e esperar que ela esfrie.
Agora que já sabemos como congelar tudo, chegamos ao descongelamento. É importante que você saiba que todo e qualquer alimento deve ser descongelado na geladeira, pois essa é a forma correta para evitar diversos problemas que ocorrem durante o descongelamento. Por mais que colocar na pia pareça mais fácil e mais rápido, essa maneira coloca os alimentos em risco de contaminação por bactérias e ninguém quer isso, né? Opte por descongelar seus alimentos na noite anterior, é só tirar do freezer, colocar na geladeira e deixá-los de 8 a 12 horas, muito fácil.
Caso você queira ainda mais praticidade, pode descongelar no micro-ondas. A maioria deles vêm com opção de descongelamento, mas é importante ficar de olho na potência do eletrodoméstico e sempre ir parando para virar ou separar o alimento.
Agora você já sabe tudo para preparar com tranquilidade seu cardápio da semana? Hum… Pode sentar que ainda tem mais!
Você já tentou comer uma batata depois de descongelá-la? Pois é. Elas amolecem, ficam esponjosas e adquirem uma cor mais escura, pois acabam absorvendo muita água. Alguns outros alimentos também possuem restrições de congelamento, como: peras, bananas e mangas, que escurecem mais rápido em baixas temperaturas; iogurtes e maioneses talham; tomate cru, pepino e rabanete ficam amolecidos.
Pronto! Agora sim você sabe tudo sobre como fazer comida para uma semana inteirinha, evitar o desperdício e ter sempre uma comidinha gostosa pronta esperando por você!