Categorias
Dicas

Aqui você tem tudo para fazer a melhor receita de geleia de goiaba

Quem é manteiga e requeijão perto de uma geleia? Fala a verdade, uma boa geleia faz qualquer café da manhã mais especial, não é mesmo? Essa aqui de goiaba, feita em casa e que ainda pode virar um monte de outras receitas é ainda melhor! Você utiliza frutas que podem estar maduras demais e ainda aprende que fazer geleia é muito simples.

Para quem não vive sem uma boa geleia, mas está cansado de ver os altos preços nas prateleiras do mercado, segue com a gente para ter sempre na sua casa essa geleia de goiaba!

O que você encontra nessa matéria:

Geléia de Goiaba
Geleia de Goiaba

Como fazer geleia de goiaba?

Fazer geleia é simples, mas sempre vale a pena prestar atenção. Não só na geleia de goiaba, mas para a maior parte das frutas a ideia é cozinhar ou bater a fruta até virar um purê, adicionar açúcar e limão e reduzir até engrossar.

O ponto das frutas é a primeira dica, já que as mais maduras são mais doces e amolecem mais rápido, mas podem açucarar sua geleia em pouco tempo. Já as verdes podem ficar muito ácidas e não deixar tão gostoso o resultado final.

Porque colocar limão na geleia de goiaba?

As melhores frutas para fazer geleia tem um açúcar chamado pectina que, em contato com o limão, fica na textura de gel, essencial para a sua geleia dar certo. Além de, em muitos casos, ajudar a equilibrar o dulçor.

Como fazer geleia sem espirrar?

Fazer geleia pode e deve demorar, já que é em fogo baixo e constante movimento. Isso já deve ser suficiente para ela não espirrar, mas todo e qualquer cuidado com fogão e ingredientes muito quentes é sempre bem vindo!

Como engrossar a geleia de goiaba?

Como dissemos, o principal é o tempo e paciência, além de atenção para não queimar. Porém, se sua geléia está muito líquida ou foi feita com uma fruta que não engrossa tanto, você pode adicionar um pouco da polpa de outra fruta que tenha mais pectina e tenha sabor neutro, como a maçã.

Qual o ponto da geleia de goiaba?

Um bom truque para testar o ponto da sua geleia de goiaba é colocá-la em uma superfície e passar o cabo da colher, ou o dedo, no meio, tentando dividir. Se ao passar a geleia se unificar de novo, então precisa de mais fogo, se separar em duas partes, está pronto.

Porque o doce de goiaba branca fica vermelho?

Pode reparar, toda geleia tende a ficar mais escura do que a polpa ou suco da fruta inicial, e a geleia de goiaba não é diferente. Isso acontece por uma reação química presente em quase tudo que vai ao fogo chamada de reação de maillard. Principalmente o açúcar, quando caramelizado, fica mais escuro, e isso também acontece com a fruta.

Você pode testar essa teoria com outras frutas:

Receita de geleia de goiaba

Ingredientes

  • 2 kg de goiaba
  • 500 gr de açúcar cristal
  • 1/2 unidade de limão
  • 1/2 xícara (chá) de água

Como Fazer

  1. Corte as goiabas ao meio e retire as sementes com muito cuidado, usando uma colher de sobremesa. Tire a casca e pique a polpa em cubinhos.
  2. Bata no liquidificador com o açúcar, o suco do limão e a água.
  3. Despeje essa mistura em uma panela e leve ao fogo médio por 40 minutos. Mexa até aparecer o fundo da panela.
  4. Deixe esfriar e coloque em compoteira ou pote de vidro.
Geléia de Goiaba
Geleia de Goiaba

Veja mais matérias com geleias deliciosas!