Arroz é uma delícia que todo brasileiro come muitas vezes por semana e por mais que seja o prato que acompanha todos os outros, é legal dar uma variada de vez em quando. Então que tal colocar uma cor nesse arroz? Não precisa ser nada tão colorido, só o verdinho do brócolis já faz a boa tanto no sabor, na cor e até contribui com mais nutrientes!
Se você está aqui deve gostar de brócolis, mas se não gosta ou conhece alguém que também não é fã, o arroz com brócolis é uma ótima maneira de inserir esse alimento super nutritivo e delicioso na sua comida sem impactar demais!
Dá uma olhada nas nossas dicas e curiosidades para fazer um arroz com brócolis delicioso para seu almoço!
O que você encontra nessa matéria:
- Quais os tipos de brócolis?
- Quais são os benefícios do brócolis?
- Porque arroz branco faz mal?
- Porque brócolis causa gases?
- Como fazer arroz com brócolis ficar verdinho?
- Receita de arroz com brócolis
Quais os tipos de brócolis?
São dois principais tipos de brócolis que você pode encontrar no mercado: o brócolis normal e o ninja, ou japonês. Para a nossa receita de arroz com brócolis, o melhor é o ninja, que é mais fácil de fazer e cozinhar e tem poucas folhas, então se mistura mais com o arroz.
A diferença entre os dois é que o normal tem caules bem maiores e muito mais folhas, o que o torna mais saboroso e a melhor opção para ser protagonista de um prato. Por exemplo nesse peixe de forno com pimentões e brócolis.
Já o ninja é o melhor para sopas, e, claro, para o nosso arroz.
Quais os benefícios do brócolis?
O brócolis tem muitos nutrientes benéficos para vários setores do corpo, mas um dos principais é o ácido fólico do qual o legume é fonte. O ácido fólico é muito bom para a saúde do cérebro, inclusive do bebê durante a gestação.
Depois desse, dá para listar mais um monte de benefícios, como por exemplo:
- Prevenção de alguns cânceres
- Combate ao envelhecimento
- Fortalecimento dos ossos
- Diminui a prisão de ventre
Porque o arroz branco faz mal?
O arroz branco não faz necessariamente mal, mas é aconselhado equilibrar o consumo dele com o arroz integral. A verdade é que comer apenas o branco é perder a chance de ingerir mais nutrientes, já que esse tipo é “refinado” e só tem amido (carboidratos). Enquanto o integral é bem mais completo e interessante em uma alimentação equilibrada.
Porque brócolis causa gases?
O brócolis está numa seleta lista de alimentos causadores de gases por dois motivos: um deles é o fato de suas fibras não serem digeridas no intestino. O outro é a presença de uma substância chamada rafinose que é um tipo de açúcar bem grande que a gente não digere e que fermenta no intestino.
Como fazer o arroz com brócolis ficar verdinho?
Para deixar tudo com uma cor ainda mais completa e vibrante, a melhor dica é refogar bem o brócolis no azeite com alho. O brócolis solta um pouco da cor no azeite e pinta o arroz na hora de misturar. Simples e delicioso esse arroz com brócolis!
Receita de arroz com brócolis
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz cozido
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 dentes de alho picado
- 150 gr de brócolis
- 1/2 lata de creme de leite
- 1 colher (sopa) de parmesão ralado
Como Fazer
- Aqueça a manteiga, junte o alho e refogue.
- Acrescente o brócolis bem picado e refogue.
- Adicione o arroz e mexa bem até que esteja bem misturado e de modo uniforme.
- Acrescente o creme de leite e desligue o fogo logo em seguida.
- Sirva polvilhado com queijo parmesão ralado.