Não tenho mascarpone. E agora, como eu faço essa receita? Em alguns cantinhos do país, às vezes fica difícil encontrar alguns ingredientes. O jeito é usar o bom senso e substituí-los por aqueles alimentos com gosto e textura semelhantes.
Mas a gente sabe que culinária não é uma ciência tão exata assim. Produtos podem até ter sabores parecidos, o que não acontece quando falamos de consistência. Veja neste guia prático o que dá para substituir na cozinha.
Se você não achar esse queijo italiano cremoso em casas importadas ou supermercados que oferecem produtos há algumas opções. Misturar cream cheese com creme de leite em lata, na proporção de dois para um, ou ainda misturar partes iguais de ricota e creme de leite. Mas é preciso deixar claro que o resultado do tradicional Tiramisù fica diferente sem o mascarpone original.
Simples. Leve ao fogo baixo um litro de leite, cinco xícaras (chá) de açúcar e duas colheres (sopa) de bicarbonato, até engrossar.
O vinagre pode ser substituído eventualmente por limão para o tempero de saladas, é muito saboroso e mais saudável. O vinagre de maçã também é ótimo tanto para o paladar quanto para a sua saúde. Em relação aos óleos prefira sempre os vegetais: soja, milho, girassol, arroz e canola. São mais saudáveis.
É um tipo de chocolate em pó, com sabor mais forte, sem açúcar, mais escuro. É indicado para pessoas que fazem dietas de restrição de açúcar.
Amêijoa é um molusco bivalve, da mesma família do cernambi. O cernambi é encontrado, na areia, a 20 centímetros de profundidade, nas praias de São Paulo para o Sul. Sua concha pode ser branca, amarronzada ou rajada. Não é normalmente vendido em mercados. Pode ser substituído por vieiras.
Se você não tem o produto existe um jeito bem fácil de extrair o leite. Bata pedaços de coco (sem a película marrom) no liquidificador com leite quente e exprema bem com um pano, como se estivesse extraindo suco de cenoura ralada. Quanto menos leite usar, mais concentrado ficará o leite de coco. Se preferir, utilize água ao invés de leite. Se não for utilizar imediatamente, congele em forminhas de gelo, depois desenforme e coloque em saquinhos herméticamente fechados.
Para preparar a proteína de soja é necessário, antes, hidratá-la bem com água quente, por 2 horas, após este tempo retirar a água espremendo bem a proteína até que fique bem seca, eliminando grande parte de sua acidez. Esta acidez pode gerar futuros problemas de ordem física, além de que, se mantermos esta água da hidratação o sabor fica alterado, o que faz muitas pessoas afirmarem não gostar de proteína de soja. A partir deste procedimento ela está pronta para ser utilizada em molhos, guisados, bifes, almôndegas, lasanhas, estrogonofes, etc.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…