Fazer pão não é das tarefas mais fáceis da cozinha, e uma massa que não cresce pode desanimar muito.
Mas antes que você desista de tentar fazer pão caseiro, temos que te contar que há vários tipos de fermentação e também 6 dicas para ter sucesso com a sua massa.
Boa leitura.
Em casa, o que a gente costuma usar com mais frequência são os fermentos do tipo químico, aquele em pó, e também temos o fermento do tipo biológico, que é o que muitos se atrapalham na hora de usar.
Mas atualmente tem um outro tipo de fermentação que está em alta que é a fermentação natural.
Basicamente, como o nome indica, esse tipo de fermentação ocorre sem o auxílio do fermento químico ou biológico, pois apenas a mistura da farinha e da água na produção da massa são o suficiente para que o amido e o oxigênio sejam convertidos em açúcar.
Algumas bactérias e leveduras vão naturalmente para a massa se alimentar do ambiente formado e faz com que bolhas se formem e consequentemente o pão cresça.
Além de ajudar a massa a crescer de forma natural, esse processo agrega sabor para o pão e o deixa muito mais leve.
Lembrando que por ser um processo totalmente natural, é necessário mais tempo para que a fermentação aconteça.
Agora, para o pão nosso de cada dia caseiro, podemos usar as táticas de fermentação básicas mesmo, porém com algumas dicas para te ajudar a ter sucesso.
Os fatores do ambiente influenciam muito, por isso é importante levar em consideração tudo à sua volta para ter o máximo de assertividade.
Depois da sova a massa precisa descansar em lugar arejado, porém longe da luz e do vento, além disso lembre-se de deixar o forno pré aquecido, pois a massa precisa ir para um lugar mais quente após descansar.
O calor é um fator importante para o crescimento da massa, por isso deixe o pão descansar em lugar quente (perto do forno que estiver pré-aquecendo é uma ótima opção).
A terceira dica é bater sua massa com força, não tenha dó. É literalmente mão na massa com vigor, pois a boa sova ajuda a desenvolver o glúten, que constrói a fibra do pão.
Na hora do descanso da massa, uma toalha úmida e quente por cima será um aliado para acelerar a fermentação e cuidado com o excesso de sal, pois este conflita diretamente com a ação do fermento.
Por fim, a dica final é contar com a ajuda de outros eletrodomésticos, como o seu microondas, onde a técnica é colocar um copo de água de 240ml para aquecer por uns dois minutos, desligue e coloque a massa lá dentro junto com a água, deixe repousar por uns 30 a 40 minutos, com o equipamento desligado.
Repita o processo, mas dessa vez deixe descansar apenas 15 minutinhos, pois isso será o suficiente para garantir uma massa bem aerada e fofinha.
Agora é com você, sua vez de botar a mão na massa, aplicar nossas dicas e garantir um pão caseiro de sucesso.
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…