Categorias
Dicas

6 dicas para fazer o pão crescer

Fazer pão não é das tarefas mais fáceis da cozinha, e uma massa que não cresce pode desanimar muito.

Mas antes que você desista de tentar fazer pão caseiro, temos que te contar que há vários tipos de fermentação e também 6 dicas para ter sucesso com a sua massa.

Boa leitura.

Pão Caseiro

Tipos de fermentação

Em casa, o que a gente costuma usar com mais frequência são os fermentos do tipo químico, aquele em pó, e também temos o fermento do tipo biológico, que é o que muitos se atrapalham na hora de usar.

Mas atualmente tem um outro tipo de fermentação que está em alta que é a fermentação natural.

Basicamente, como o nome indica, esse tipo de fermentação ocorre sem o auxílio do fermento químico ou biológico, pois apenas a mistura da farinha e da água na produção da massa são o suficiente para que o amido e o oxigênio sejam convertidos em açúcar.

Algumas bactérias e leveduras vão naturalmente para a massa se alimentar do ambiente formado e faz com que bolhas se formem e consequentemente o pão cresça.

Além de ajudar a massa a crescer de forma natural, esse processo agrega sabor para o pão e o deixa muito mais leve.

Lembrando que por ser um processo totalmente natural, é necessário mais tempo para que a fermentação aconteça.

Pão crescendo do jeito ideal

Agora, para o pão nosso de cada dia caseiro, podemos usar as táticas de fermentação básicas mesmo, porém com algumas dicas para te ajudar a ter sucesso.

Os fatores do ambiente influenciam muito, por isso é importante levar em consideração tudo à sua volta para ter o máximo de assertividade.

Depois da sova a massa precisa descansar em lugar arejado, porém longe da luz e do vento, além disso lembre-se de deixar o forno pré aquecido, pois a massa precisa ir para um lugar mais quente após descansar.

O calor é um fator importante para o crescimento da massa, por isso deixe o pão descansar em lugar quente (perto do forno que estiver pré-aquecendo é uma ótima opção).

A terceira dica é bater sua massa com força, não tenha dó. É literalmente mão na massa com vigor, pois a boa sova ajuda a desenvolver o glúten, que constrói a fibra do pão.

Na hora do descanso da massa, uma toalha úmida e quente por cima será um aliado para acelerar a fermentação e cuidado com o excesso de sal, pois este conflita diretamente com a ação do fermento.

Por fim, a dica final é contar com a ajuda de outros eletrodomésticos, como o seu microondas, onde a técnica é colocar um copo de água de 240ml para aquecer por uns dois minutos, desligue e coloque a massa lá dentro junto com a água, deixe repousar por uns 30 a 40 minutos, com o equipamento desligado.

Repita o processo, mas dessa vez deixe descansar apenas 15 minutinhos, pois isso será o suficiente para garantir uma massa bem aerada e fofinha.

Agora é com você, sua vez de botar a mão na massa, aplicar nossas dicas e garantir um pão caseiro de sucesso.