A mandioca é toda da América do Sul, mas no Brasil foi que ela se tornou um ingrediente simbólico, importantíssimo e delicioso! Com seus vários nomes diferentes (mandioca, macaxeira, aipim, maniva e etc) esse tubérculo tem características únicas e serve tanto frita, para um petisco do seu happy hour, como no caldo de uma belíssima vaca atolada.
Mas o uso do qual vamos falar aqui é um bem comum entre os tubérculos, como batata, mandioquinha, beterraba e mais: o purê! Porém, em vez de ficar falando de como fazer, dicas e etc, vamos ser diretos: 10 receitas para aprender como fazer, como acompanhar e como usar o purê de mandioca como ingrediente de lindas receitas!
A começar pelo básico. As próximas nove receitas vão aproveitar dessa aqui, seja como ingrediente ou acompanhamento, então nada mais justo do que começar por ela. Um bom purê é delicado, sem pelotas e bem temperado, mas sua textura vai depender do uso que você quer dar! Não se esqueça de tirar todos os fiapos da mandioca!
Quem faz purê de batata, por exemplo, pode achar estranho usar o forno para esse preparo. Mas aqui a ideia é elevar o purê de mandioca por ele mesmo, colocando até mesmo um pouco de queijo para dar ainda mais cremosidade. Esse é perfeito como acompanhamento sem saber o que vai acompanhar!
Se falamos de purê não dá para fugir por muito tempo do escondidinho. Essa receita é tão deliciosa que vamos trazer duas versões para te dar ainda mais opção na hora de escolher. Se tem um ingrediente que combina com mandioca, esse é a carne seca, que nesse escondidinho bem gratinado fica apenas sensacional.
Como prometido, mais uma opção de escondidinho. A receita é a mesma: purê de mandioca delicioso, um recheio magnífico, que aqui é mais valorizado por ser um fruto do mar delicioso, e muito queijo para gratinar. Não tem como ficar ruim e mostra como trocar a batata por mandioca deixa ainda melhor.
Aqui entra um pouco o que falamos sobre as diferentes texturas do purê de mandioca. Muito comum no nordeste e no norte, caldos com peixe e mandioca são deliciosos e simples de fazer, já que só de cozinhar por bastante tempo a mandioca já fica com a textura de purê.
Passo 1 desta receita: fazer um purê de mandioca. Agora, se você acha que purê não combina com torta (só do lado) estamos aqui para quebrar essa ideia! Como toda torta, você tem liberdade para escolher seu recheio, mas a carne moída ou seca vão muito bem com os temperos e, claro, com o purê.
500 anos pode se referir ao aniversário do descobrimento do Brasil, já que bacalhau é um clássico português e mandioca é um clássico brasileiro! Seja para a Páscoa ou Natal, essa vai surpreender qualquer ceia!
Estava faltando um bom bolinho de mandioca, certo? Esse aqui é light por não ser frito e mostra mais uma textura do purê de mandioca, uma um pouco mais firme para dar o formato do bolinho mesmo sem a casquinha frita. Mais uma vez o recheio fica à sua mercê, mas carne moída vai muito bem.
Já que um tipo de bolinho só não faz um bom happy hour, então tá aqui mais uma versão, dessa vez frita, de croquete com o charque, uma carne seca menos salgada e mais fácil de usar na cozinha. Use e abuse dessa combinação!
Que tal uma lasanha de macaxeira com carne-seca? Achou curioso? Então vamos deixar toda a surpresa para o preparo.
Sentiu falta de mais alguma receita com purê de mandioca? Fala para a gente!
O amor é um sentimento tão gostoso que poderia ser chamado de comida! Nesse dia…
A Festa Junina, em especial o Dia de São João, é uma comemoração cheia de…
A festa junina é uma comemoração cultural e cheia de receitas deliciosas, principalmente feitas com…
O melhor de qualquer comemoração ou festa popular são os pratos típicos que muitas vezes…
Se você deseja variar as preparações de tilápia para ter sempre um prato delicioso durante…
Waffle belga quentinho, fofinho e bem gostoso é uma maravilha para comer no café da…